Página Inicial > Notícias > Campus recebe o Seminário Regional de Educação Inclusiva

Campus recebe o Seminário Regional de Educação Inclusiva

• por Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Caxias
  • publicado 14/10/2016 14h35
  • última modificação 14/10/2016 14h35

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro aconteceu o I Seminário Regional de Educação Inclusiva, realizado pelo Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – Unidade Regional de Educação de Caxias. A temática do evento foi intitulada “Caminhos para Inclusão”. Durante o evento foram realizadas palestras, nove oficinas e quatro minicursos objetivando contribuir na formação dos profissionais que atuam na área de Educação Inclusiva.

img_1

O Seminário contou com a participação de referências na área de Educação Inclusiva, que ministraram palestras abordando temas relacionados à pessoa com deficiência, entre eles: Relações Familiares; Literatura Infantil; Altas habilidades e superdotação; Transtornos do Espectro Autista e Educação da pessoa surda.

A abertura do evento ocorreu com a apresentação de palestra sobre Tecnologia Assistiva, do professor José Antônio Borges, coordenador do Projeto de Acessibilidade do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) e pela palestra sobre “A Educação Inclusiva no Estado do Maranhão”, pela Professora Rosane Ferreira, Coordenadora da Educação Especial no Maranhão (SEDUC-MA).

Durante a experiência de realização do evento, o IFMA Campus Caxias reafirmou seu compromisso com uma Educação Inclusiva, Multicultural e Antidiscriminatória, sensibilizando todos os integrantes da Instituição. Nesse sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) contou com a contribuição dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química, os quais atuaram como monitores, auxiliando na logística das atividades.

Assunto(s): Caxias , Educação Inclusiva , ifma