Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Alunos da UAB do IFMA desenvolvem pesquisas científicas

Alunos da UAB do IFMA desenvolvem pesquisas científicas

• publicado 03/08/2011 15h28
  • última modificação 03/08/2011 15h28

A utilização de materiais do cotidiano como água e açúcar no ensino de química é uma das propostas do projeto “Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino de química”. A pesquisa, realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do IFMA, Polo Caxias, é um dos exemplos da relevante produção acadêmica que está sendo desenvolvida nos dez polos de atuação da UAB no estado.

Coordenados pelo professor de química, Marcelo Moizinho, o projeto foi selecionado para ser apresentado no 51º Congresso Brasileiro de Química, que vai acontecer em São Luis entre os dias 13 e 19 de outubro. “Esse trabalho foi resultado do esforço dos alunos para desenvolver metodologias que facilitem a aprendizagem da disciplina de química”, destacou o professor.

Um outro aspecto que vem sendo pesquisado pelos estudantes do sistema UAB é a realidade educacional do Maranhão. A pesquisa coordenada pela professora de história da educação, Marinalva Macedo, traçou um perfil com o nível de escolarização dos habitantes, as modalidades de ensino da rede escolar e o grau de formação dos docentes dos municípios-polos.  O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do curso de Licenciatura em Informática e tem sido referência para essas cidades. “A pesquisa foi um sucesso, porque mostrou os principais aspecto da cidade, principalmente o educacional”, disse o tutor presencial do polo São João dos Patos, Raimundo Costa.

Sobre a UAB

O sistema UAB é formado por universidades públicas com o objetivo de oferecer cursos de nível superior para pessoas que não tiveram acesso à formação universitária, utilizando a metodologia da educação a distância. O sistema tem como foco principal a formação de professores, dirigentes, gestores e trabalhadores da educação básica, mas também atende o público em geral. A UAB é coordenada pela Diretoria de Educação a Distância e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

No Maranhão, a UAB do IFMA oferece os cursos de Licenciatura em química em Informática. Atualmente, ela atende 530 alunos e funciona em dez municípios-polos: Arari, Barra do Corda, Codó, Caxias, Carolina, Porto Franco, Timbiras, Dom Pedro, São João dos Patos e Grajaú.

Assunto(s): Campus Caxias