Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Campus Maracanã: capacitação e relatos de experiências marcam encontro do e-Tec Brasil

• publicado 13/12/2011 15h46
  • última modificação 13/12/2011 15h46

DSC_0686Foi realizado, entre os dias 06 e 07 de dezembro, o II Encontro de Coordenadores e Tutores da Rede e-Tec Brasil, no Campus Maracanã. A finalidade do encontro foi a capacitação dos coordenadores e tutores dos pólos de Porto Franco, Imperatriz, Caxias, Brejo, Cururupu, Pinheiro, Barra do Corda e São Luís, para as temáticas pedagógicas atuais de educação a distância.

DSC_0835Na abertura do encontro, o diretor geral do Campus Maracanã, Vespasiano de Abreu da Hora, chamou a atenção ao papel da educação como meio transformador e destacou as estratégias que podem ser usadas nas comunidades. “Nesse encontro, buscaremos focar em alternâncias, para que os nossos alunos do campo não percam o sentimento de pertencer e se desenvolver em sua própria região”, destacou Vespasiano.

Para a diretora de Administração e Planejamento e Coordenadora de Curso do e-Tec Brasil, Lucimeire Amorim, o sistema de educação a distância adotado pelo Campus Maracanã dá certo pelas parcerias e apoio de todos que fazem parte da equipe. “Queremos agradecer por esses dois anos de dedicação, pelo empenho e pelo esforço. Os resultados já estamos colhendo”, enfatizou Lucimeire.

Também fizeram parte da mesa de abertura o diretor de Desenvolvimento Educacional, Francisco Inaldo Lima Lisboa, a coordenadora de Cursos, Jandira Pereira Souza, a chefe do Departamento de Ensino, Cledes Fernanda Carneiro Castro, e o diretor do DEAD, Santiago Sinésio Andrade Filho, que fez questão de ressaltar o trabalho em grupo como meta para o sucesso. “Ao longo desses anos, já evoluímos bastante e isso devemos a vocês que vestem a camisa junto com a gente”, pontuou Santiago.

Após a solenidade de abertura a pedagoga Larize Ribeiro realizou uma dinâmica de grupo, para facilitar a socialização entre os profissionais dos diferentes municípios/pólo.

Mais atividades

DSC_0748O professor João Batista Bottentuit Junior, do Departamento de Educação II da UFMA, ministrou palestra sobre o papel dos coordenadores e tutores presenciais na Educação a Distância. Ele apresentou ferramentas que ajudam no desenvolvimento das atividades presenciais e facilitam o aprendizado do aluno.

No segundo dia de encontro, Vespasiano de Abreu da Hora expôs, em palestra, a importância do Curso Técnico em Agropecuária no contexto sócio-econômico do Maranhão. Em seguida, a coordenadora de Cursos Jandira Pereira Souza falou sobre  a relevância do Currículo Referência para o ensino técnico a distância.

Os Coordenadores e tutores dos pólos relataram experiências vividas nos pólos, destacando as atividades realizadas nas comunidades, assim como as melhorias obtidas. Ao final fizeram uma avaliação do encontro, com ênfase às atividades futuras.

Assunto(s): Campus Caxias