Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Campus Caxias inicia este mês atividades com abelhas nativas
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Caxias inicia este mês atividades com abelhas nativas

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 11/07/2012 13h27
  • última modificação 11/07/2012 13h27

 apiculturaO IFMA – Campus Caxias – por meio do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (NPGI) – iniciará a implantação do Módulo de Apicultura e Meliponicultura do campus, como atividade de implantação foi realizada no dia 03/07/2012 uma viagem em destino à cidade de Barra do Corda, com o objetivo de receber umas colmeias de abelhas nativas Tubi (Scaptotrigonas sp.) doadas pelo meliponicultor Wilson Melo.

apicultura2A viagem contou com a participação da professora de Zootecnia, Verônica Meira, o técnico em Agropecuária, Joabe Carneiro, e o estudante do curso de Cooperativismo, Tiago Guimarães, bolsista Pibic Ensino Médio CNPq.

As abelhas são criadas para produção de mel, cera, pólen e própolis, principalmente. Tão importante quanto esses produtos é a polinização das plantas realizadas por esses insetos. Com relação à abelha Tubi, seus principais produtos são a própolis e o pólen. Este último, pesquisas apontam ter propriedades anticarcinogênicas.

apicultura3O meliponicultor Wilson Melo é muito requisitado em eventos nacionais relacionados à apicultura e meliponicultura, além de disponibilizar sua propriedade e abelhas (produtos) para pesquisa de várias instituições como a USP, UFPB, UFMA, dentre outras.

Para IFMA – Caxias, Wilson fez a doação de colmeias, mudas de frutíferas nativas e produtos das abelhas como extrato de própolis, mel com pólen e pomada de própolis.

A implantação do módulo de Apicultura e Meliponicultura servirá como atividade de pesquisa e extensão de laboratório para as aulas dos cursos de Agropecuária, Agronegócio, Agroindústria, Meio Ambiente, Cooperativismo, além do curso superior de Ciências Biológicas.

 

 

 

Fim do conteúdo da página