Página Inicial > Notícias > Proposta do Campus é selecionada na Operação Bacuri

Proposta do Campus é selecionada na Operação Bacuri

Em janeiro de 2016, estudantes e servidores vão realizar ações de extensão com foco na melhoria dos indicadores sociais
  • Maycon Rangel
  • publicado 29/10/2015 10h08
  • última modificação 29/10/2015 10h08

ProjetoRondon
O Projeto Rondon é uma iniciativa que promove atividades de extensão de caráter assistencial realizadas por estudantes universitários em comunidades carentes e isoladas do interior do país. O projeto prevê a busca por medidas solucionadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades e ampliem o bem-estar da população, além de promover a aproximação dos universitários com a realidade do país.

Entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2016, será realizada a “Operação Bacuri”. A operação vai efetivar um conjunto de ações estratégias ligadas ao Plano de Ações Mais IDH, programa do governo estadual para a melhoria da qualidade de vida nos 30 municípios com os piores indicadores de desenvolvimento.

No Maranhão, foram selecionadas 11 Instituições de Ensino Superior (IES), dentre elas o Instituto Federal do Maranhão – Campus Caxias. A proposta será coordenada pelos professores Paulo Henrique e Raimundo Filho e pelo diretor do Campus, João da Paixão. A delegação contará com a participação de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Bacharelado em Zootecnia e Ciências da Computação.

O diretor do Campus informa que no início deste ano oito estudantes da unidade participaram da etapa nacional do projeto em Morros – MA, experiência que contribuiu na formulação da proposta submetida para a “Operação Bacuri”. “É importante para o aluno participar de projetos de extensão e aprender a trabalhar em equipe. Isso desperta a construção da solidariedade, da amizade e a percepção de como é a realidade do nosso país. Eles vão poder usar o conhecimento para transformar as comunidades, ajudando a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, argumenta.

A proposta

A proposta de ação do Campus integra o Conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção) e será aplicada no município de Governador Newton Bello, a 327 Km de São Luís.

Comunicação – Nesse eixo, haverá: discussão sobre as problemáticas da cidade por meio de dramatizações; roda de leitura; palestra sobre higiene bucal e distribuição de kits com produtos dentários; e palestra sobre violência contra a mulher.

Meio Ambiente – Nesse eixo, haverá: palestra sobre produção e consumo sustentável; aulas teóricas sobre: doenças causadas pela má conservação dos recursos hídricos e relacionadas ao descarte inadequado de dejetos urbanos, o modo correto de separação dos resíduos sólidos e sobre fatores que contribuem para o assoreamento dos rios, como desmatamento, degradação e erosão; limpeza e revitalização de praças.

Trabalho – Nesse eixo, será realizada uma oficina sobre produção de sabão com reaproveitamento de óleos e gorduras de cozinha; e uma palestra sobre criação e manutenção de hortas.

Tecnologia e produção – Nesse eixo, será apresentada uma aula e vídeos sobre o uso sustentável de recursos naturais; e produção de cartazes, panfletos e slides sobre o benefício de frutas nativas.

Instituições selecionadas

O resultado final da Operação Bacuri foi divulgado no dia 28, com a lista das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas no projeto. Para acessar o resultado, clique aqui.