Página Inicial > Notícias > IFMA seleciona tradutores e intérpretes de Libras

IFMA seleciona tradutores e intérpretes de Libras

São 10 vagas para os campi Bacabal, Caxias, Codó, Coelho Neto  e Imperatriz.
  • publicado 29/03/2016 17h01
  • última modificação 29/03/2016 17h01

Inscrições abertas padrãoO Instituto Federal do Maranhão está com inscrições abertas até o dia 06 de abril para o processo seletivo de contratação de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em caráter temporário. Há vagas para os campi de Bacabal (01), Caxias (01), Codó (02), Coelho Neto (01) e Imperatriz (05), com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.175,17 mais auxílios e incentivos, conforme lei 11.091/2005. O contrato terá vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais 4 anos, totalizando o máximo de 5 anos.

Os requisitos para a inscrição são: ensino médio completo e cursos qualificatórios em Libras, que pontuam como títulos e valem para a inscrição, como Curso de Educação Profissional de Tradução e Interpretação da Libras; Curso de Extensão Universitária para Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa; Curso de Formação Continuada para Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação; . Cursos de formação promovidos por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda; Certificado de Proficiência em Tradução Interpretação de Libras – Língua Portuguesa (PROLIBRAS) e Curso de Libras com carga horária mínima de 120 horas. Os contratados poderão trabalhar nos turnos da manhã, tarde ou noite, conforme a necessidade da instituição.

As inscrições vão até o dia 06 de abril, e podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do link. Depois de se inscrever no site, o candidato deverá entregar a documentação que consta no item 4.4 do edital no protocolo dos campi Imperatriz (candidatos que concorrem às vagas do campus Imperatriz) e Caxias (candidatos que concorrem às vagas dos campi Bacabal, Coelho Neto, Caxias e Codó), no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. A taxa de inscrição custa R$ 50,00 e deve ser paga também até o dia 06 de abril. No dia do processo seletivo e antes da prova, o candidato deve apresentar à comissão organizadora um envelope lacrado e identificado com seu nome completo e contatos, contendo comprovante de pagamento da taxa de inscrição, ficha de inscrição impressa e cópias autenticadas de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral e certificado de reservista (para homens). A apresentação das cópias sem autenticação será aceita mediante a apresentação dos documentos originais à comissão.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Prova prática e análise de títulos. A prova prática será realizada nos campi Imperatriz e Caxias, nos dias 16 e/ou 17 de abril e terá duração de 15 minutos para cada candidato. Confira todos os detalhes acessando o edital do processo seletivo.