Página Inicial > Notícias > MedioTec: Campus Caxias abre inscrições para vagas remanescentes

MedioTec: Campus Caxias abre inscrições para vagas remanescentes

São 40 vagas para Caxias e Senador Alexandre Costa
  • publicado 16/08/2017 18h43
  • última modificação 16/08/2017 18h43

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para 2 cursos técnicos a distância, ofertados por meio do Programa Mediotec. São 40 vagas destinadas a estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. Em Caxias, estão sendo ofertadas 30 vagas para ocurso técnico em Eventos. Já em Senador Alexandre Costa são 10 vagas para o curso técnico em informática.

Haverá encontros presenciais nos municípios de Caxias, Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa. A previsão é que as aulas iniciarão em agosto e os cursos tem duração de um ano e meio. Os interessados em participar do programa deverão se inscrever site da Secretaria de Educação do Estado ( SEDUC). Clique aqui.

DÚVIDAS

Para mais informações sobre pré-matrícula e seleção, acesse o site da Seduc ou ligue para (98)3235-5197.

Informações sobre os cursos técnicos, campo de atuação, dentre outras, acesse os sites de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos ou do IFMA.  Além disso, o candidato poderá dirigir-se ao Campus Caxias que está localizado na rodovia MA 349, Km 02, bairro Gleba Buriti do Paraíso ou ligar para (99) 98803-1335

Sobre o MedioTec

Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.

Os encontros presenciais serão realizados em turno diferente do qual o aluno estuda na escola de ensino médio, pela manhã ou tarde.

O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

Sobre os cursos

Técnicos em Eventos

O Técnico em Eventos é o profissional que auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos. Após, a conclusão do curso, poderá atuar em empresas organizadoras de eventos, centro de convenções e de exposições, hotéis, parques temáticos e urbanos, empresas prestadoras de serviços para eventos, órgãos públicos, Convention Visitors Bureau, cruzeiros marítimos, restaurantes e buffet.

Técnicos em Informática

O Técnico em Informática é responsável pelo planejamento e pela execução dos processos de manutenção de computadores e pela operação de redes locais de computadores. Desenvolve aplicativos computacionais, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho de sua função. Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.