Página Inicial > Notícias > Campus promove evento sobre valorização da vida e combate ao suicídio

Campus promove evento sobre valorização da vida e combate ao suicídio

Mesa redonda foi realizada no dia 1º de setembro.
  • publicado 05/09/2017 16h04
  • última modificação 05/09/2017 16h04

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, na última sexta-feira (01), uma mesa redonda em alusão ao Setembro Amarelo – campanha aderida nacionalmente e que visa chamar a atenção da população para a prevenção do suicídio. Foi realizada uma mesa redonda, Intitulada “O valor da vida e as ações de prevenção ao suicídio”, composta por Lilian Rodrigues, psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caxias/MA), Regina Silva e João Rufino, integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV/Teresina) e mediada pela professora Waldirene Araújo (IFMA/Caxias). O evento teve como público alvo os alunos da primeira série do Ensino Médio e contou com a participação dos estudantes através da confecção de cartazes temáticos, distribuição de panfletos informativos, broches e apresentação cultural.

Para a psicóloga, Vanessa Alves, a ideia da mesa redonda é conversar sobre a valorização da vida através do combate ao suicídio. “Criar espaços para que nós possamos abordar a temática da valorização da vida e combate ao suicídio de uma maneira responsável e com uma linguagem que possa ser acessível aos jovens, considerando as demandas da fase de desenvolvimento da adolescência”, explanou. Vanessa ainda destacou a importância de debater este tema com os estudantes enfatizando a habilidade de resolução de conflitos e a importância da rede de cuidado em saúde mental.

O aluno André Lucas Oliveira dos Santos, do curso técnico em Informática, comentou sobre a participação na mesa redonda. “A atividade em si serviu para falar que não podemos resolver nossos problemas com suicídio e, como sempre, uma boa conversa pode realmente mudar uma vida.”

Setembro Amarelo

O setembro amarelo é uma campanha iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV ), Conselho Federal de Medicina (CFM ) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP ). As primeiras atividades foram realizadas em 2014, concentradas na cidade de Brasília. Em 2015, já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.