Página Inicial > Notícias > Estudantes de Química visitam estação de tratamento de água

Estudantes de Química visitam estação de tratamento de água

Estudantes visitaram o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias.
  • publicado 17/11/2017 16h07
  • última modificação 17/11/2017 16h42

Estudantes do curso técnico em Química e licenciatura em Química, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram, na última terça (14), de uma visita técnica à estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE), localizada no bairro Volta Redonda, em Caxias. A visita foi organizada pelo professor Leonardo José Brandão e teve por objetivo conhecer o sistema de tratamento de água do município.

Durante a visita, os estudantes observaram o processo de tratamento da água vinda do Rio Itapecuru, através da floculação, decantação e filtração. No fim, em laboratório, sob orientação do químico da autarquia, acompanharam a análise físico químico da água.

Karine da Silva Almeida, aluna do curso técnico em Química, participou da visita e destacou a importância para sua formação técnica. “A visita à estação de tratamento foi muito importante para nós alunos do técnico em Química que estamos na reta final do curso, pois podemos atribuir às teorias aprendidas em sala de aula a sua prática durante o processo de tratamento de água,” explicou a aluna. Genir Lopes de Almeida, do curso de licenciatura em Química, também compartilhou da mesma importância destacada por Karine. “A visita técnica ao SAAE foi muito importante, e agregou muito conhecimento. Pude ver de perto todos os processos de purificação da água. Foi excelente”.

O professor Leonardo Brandão frisou a relevância da atividade. “A visita técnica teve um papel fundamental no processo de formação dos alunos de química, tanto para o médio, quanto para o superior. Na visita, os alunos puderam presenciar a importância dos processos físicos químicos envolvidos no tratamento de água, além de observarem o trabalho diário que um químico tem para manter a qualidade de nossa água. Agradeço a atenção dada pela equipe da estação de tratamento do bairro Volta Redonda, que conduziram a atividade com excelência”, finalizou o professor.