Página Inicial > Notícias > Ex-aluna de Biologia do Campus Caxias é aprovada em dois mestrados

Ex-aluna de Biologia do Campus Caxias é aprovada em dois mestrados

Reginara Teixeira da Silva foi aprovada nos mestrados em Microbiologia e Biotecnologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Ascom, com informações do Campus Caxias.
  • publicado 18/12/2017 13h44
  • última modificação 18/12/2017 14h26

Reginara da Silva concluiu a graduação em 2017, recebendo o prêmio de destaque acadêmico.

Ex-aluna do curso Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, a estudante Reginara Teixeira da Silva foi aprovada para os mestrados em Microbiologia e Biotecnologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Os programas de pós-graduação ofertados pela UEL são pioneiros na região Sul, tendo iniciado a formação de mestres em 1976. O mestrado de Microbiologia é avaliado pela CAPES com conceito 5, em escala que varia de 1 a 7. Já o de Biotecnologia tem nota 4.

Quando ainda estudava no IFMA, Reginara Teixeira foi bolsista, por duas vezes, do Programa de Bolsa de Iniciação Científica, oferecido pelo CNPQ, sob a orientação dos professores Joyce Bitencourt Athayde Lima e Paulo Sérgio da Silva Moraes – além de ter sido monitora em de três disciplinas (Microbiologia, Invertebrados Superiores e Biologia Celular). Ela concluiu o curso recebendo o troféu de destaque acadêmico por obter o melhor coeficiente da turma em notas. A ex-aluna colou grau este ano e logo em seguida começou a estagiar em laboratório e cursar a especialização em Genética Aplicada na Universidade Estadual de Londrina.

Regina Teixeira destaca que o IFMA Campus teve extrema importância para a sua formação acadêmica e obtenção da aprovação nos mestrados e especialização. “A minha formação foi boa. Toda a formação que tive no curso foi fundamental para chegar onde estou. O curso de Biologia teve uma boa avaliação pelo MEC. Essa avaliação pude constatar aqui, com bons professores que me incentivaram, principalmente a minha orientadora de monografia, professora Joyce. Foi através dela que soube desses mestrados e especialização”, frisou a pesquisadora. “Agora a tarefa mais difícil vai ser optar por qual dos mestrados cursar”, brincou Reginara.

Já a professora Joyce Bitencourt destacou que o projeto de pesquisa desenvolvido pela aluna resultou no trabalho de conclusão do curso de Biologia. “A pesquisa foi tão bem desenvolvida que sugeri que fosse aprofundada em sua monografia. Reginara sempre foi muito dedicada e comprometida com a pesquisa, demonstrando interesse em progredir na vida acadêmica”, comentou.

O diretor-geral do campus, professor João da Paixão Soares, pontuou que a instituição está colhendo frutos de um excelente trabalho nesses sete anos de fundação em Caxias. “Reginara sempre foi um destaque no curso e, assim como ela, vários de nossos alunos e ex-alunos estão conseguido êxito. A aprovação de Reginara demonstra ainda que estamos desenvolvendo um bom trabalho com a verticalização do ensino”, comemorou. O diretor destacou que o campus possui estudantes com bons desempenhos em todos os cursos. “E esses alunos, se bem orientados, podem ter um excelente desenvolvimento científico. Desejamos boa sorte a Reginara e esperamos que a aluna possa retornar em breve ao Campus Caxias como servidora”, finalizou.