Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Caxias sedia IV Jogos Internos dos Servidores
Início do conteúdo da página Notícias

Caxias sedia IV Jogos Internos dos Servidores

O evento teve por objetivo principal integrar servidores dos diversos setores do Instituto.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 03/01/2018 11h39
  • última modificação 03/01/2018 11h59

 

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias sediou o IV Jogos Internos dos Servidores (JISIFMA). A ação, que teve como objetivo principal integrar servidores dos diversos campi do Instituto, foi uma iniciativa da Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Departamento de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano e Coordenadoria de Qualidade de Vida, em parceria com o Campus Caxias.

A solenidade de abertura foi realizada na quadra do Campus Caxias, na noite de quarta-feira (13). Estiveram presentes na mesa de abertura o pró-reitor de administração Washington Conceição, representando o reitor, Roberto Brandão, o diretor do Campus Caxias, João da Paixão, a coordenadora de qualidade de vida do servidor, Izolina Borges, representando o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Carlos Cesar Teixeira, o diretor do campus Codó, Wady Castro e o diretor do campus São Raimundo das Mangabeiras, Jânio Silva.

Nessa edição, quase quatrocentos servidores efetivos ativos e inativos, substitutos, temporários, em colaboração técnica ou em efetivo exercício no IFMA disputaram modalidades individuais e coletivas e movimentaram a economia local caxiense. “Na verdade, acho que os hotéis de Caxias são poucos para eventos desse porte, pois não conseguem acomodar a todos. O Hotel Eldorado teve 100% de lotação. O desconto que oferecemos aos servidores, dependentes e alunos do IFMA, por meio de convênio, favoreceu muito. Foi uma renda maravilhosa que veio não só para a hotelaria, mas para todo o comércio de Caxias, supermercados, bares, restaurantes, lojas, boates, pizzarias, enfim, tudo isso foi bom para o comércio”, comentou a gerente do Hotel Eldorado, Cleudilene Santos Lima.

Os quatro dias de competições foram marcados por alegria e descontração. Jackgrayce Dutra Nascimento Silva, professora do Campus Pinheiro, frisou que os servidores aproveitaram as competições para, além de fortalecerem os laços de amizades, desfrutar das belezas naturais e culturais de Caxias. “Fiquei encantada com as opções de lazer e com a história tão rica que a cidade tem. Os jogos dos servidores foram um excelente momento de integração, troca de experiências e lazer dos servidores dos diversos campi. O Campus Caxias está de parabéns pela organização, receptividade e disponibilidade de seus servidores. Foi uma experiência ímpar, que deixou saudades e vontade de participar novamente”, comentou a servidora.

Para as competições, foram disponibilizadas cinco locais: a quadra do próprio campus, dois ginásios municipais poliesportivos, a Escola Deborah Pereira e as dependências da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O gerente da AABB, Luan Silva Sousa, destacou que o evento movimentou a associação. “Nos dias de competição, a AABB ficou muito movimentada. Atendemos a todos com muito prazer, pois eram pessoas bem-educadas e prestativas. O retorno financeiro que tivemos foi bem expressivo”, pontuou o gerente.

O encerramento dos jogos aconteceu na manhã do sábado (16), no hall de entrada do Campus Caxias, premiando servidores atletas de 21 campi e da Reitoria que disputaram os jogos nas modalidades tênis de mesa, xadrez, natação, atletismo, futsal, futebol society master, futebol society, vôlei de areia e vôlei quarteto misto de quadra.

 

Desempenho dos atletas do Campus Caxias

O diretor do Campus Caxias, João da Paixão Soares, foi o campeão da categoria master do tênis de mesa. “Ano passado fui semifinalista e, agora, consegui ser campeão com 3×0 sets. Durante o ano a gente treina no campus com os alunos e já esperávamos um bom resultado” disse o diretor, que foi primeiro campeão dos jogos de 2017 entre os diretores.

Ednaldo Bezerra dos Santos, técnico em agropecuária, conquistou o segundo lugar no atletismo em 100m rasos e 1500m masculino. Nessa última categoria, ele dividiu o pódio com Artur Flavio Neto, operador de máquinas agrícolas, que ficou em terceiro lugar. Ednaldo frisou que as competições serviram para demonstrar a igualdade que há entre os campi. “Foi um momento de confraternização, os jogos só vêm reforçar ainda mais a mensagem de que somos todos iguais. O Campus Caxias está de parabéns por ter sediado a edição desse ano, demonstrando a qualidade de sua infraestrutura e provando que o interior também pode promover grandes eventos”. O atleta também comentou sobre sua participação nos jogos. “Essa foi minha primeira participação e fiquei muito orgulhoso de poder contribuir com o quadro de medalhas do Campus, tanto no individual como no coletivo. No atletismo ainda estou me encontrando, pois participei das provas de corrida por explosão e resistência”, comentou Ednaldo. O servidor finalizou comentando sobre o desempenho da equipe de futsal masculino. “A outra medalha que ganhei foi no futsal. Uma medalha de prata, com sabor de ouro pela superação dos atletas”.

Marcando onze gols, Luís Leandro Costa da Cruz, assistente em administração, foi o artilheiro do Campus Caxias. “Ser o artilheiro não era uma das minhas metas”, brincou Leandro. “Sou servidor há quatro meses e logo que soube da realização dos jogos fiquei bastante empolgado”, pontuou o servidor.

Rodrigo de Oliveira Santos, assistente em administração e integrante da equipe de futsal comentou sobre o resultado. “Essa foi minha terceira participação nos jogos dos servidores e o resultado foi graças ao empenho de todos. Durante a semana, treinamos com alunos e servidores e isso ajuda bastante”, disse.

Competindo na natação, Daniel Evangelista Monteiro, técnico em assuntos educacionais, conquistou o segundo lugar nos 25 e 50 metros livres masculino (46 a 99 anos). O atleta, que participou de todas as ediçoes anteriores dos jogos dos servidores, falou sobre as expectativas para a próxima edição. “Espero que, com a realização dos jogos em Caxias, aumente o número de representantes da delegação para os próximos jogos, pois quando se aproxima o evento, temos de cuidar do condicionamento físico para estarmos preparados para as atividades. Em consequência, melhoram os relacionamentos entre servidores, aumenta o ciclo de amizades e saímos do sedentarismo”. Daniel explicou como foi seu preparo para os jogos. “Comecei com caminhadas, depois passei para atividades complexas, dando rotina aos exercícios e condicionando-me para os dias dos jogos. O resultado foi que já ganhei 5 medalhas, sendo 1 de futebol de campo e 4 de natação. No próximo ano, vou me preparar para o atletismo. Espero poder ganhar medalhas também nessa área”, confessou.

Élcio Basílio Pereira Machado, professor de Educação Física e membro da equipe organizadora, avaliou que o evento “foi um sucesso, um momento ímpar para os participantes, descontração, competição é uma pitada de confraternização”, comemorou.

 

Confira todos os medalhistas dos jogos

 

Confira todas as fotos dos jogos

Fim do conteúdo da página