Página Inicial > Notícias > Projeto estimula a leitura nas férias

Projeto estimula a leitura nas férias

O objetivo é facilitar o empréstimo de materiais durante as férias.
  • publicado 10/01/2018 16h16
  • última modificação 10/01/2018 16h16

Para estimular a leitura durante as férias, a biblioteca do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promove o projeto “Viaje Comigo”. Professores, técnicos administrativos e estudantes realizam empréstimo de até três livros e fazem a devolução no início do ano letivo. “A Biblioteca libera uma semana antes de terminarem as aulas o prazo de devolução de qualquer livro. Este é estendido para a semana de início das aulas. Nesse período, o usuário não precisa renovar o livro e não pega multa”, explica Vanessa da Costa Bastos, auxiliar de biblioteca. A auxiliar explica que os usuários interessados ainda podem realizar o empréstimo. “Apesar de as férias já terem iniciado, os alunos e servidores ainda podem vir fazer o empréstimo de qualquer livro, inclusive os cativos”, frisou Vanessa.

“Dispomos de um acervo físico com mais de 1.500 títulos e quase 6 mil exemplares já catalogados em nosso sistema de gerenciamento eletrônico Sophia Biblioteca”, destacou a bibliotecária do Campus, Ianna Torres Lustosa. Andre Lucas Oliveira dos Santos, aluno do curso técnico em Informática, considera a iniciativa da biblioteca muito boa. “Principalmente por permitir que os alunos fiquem mais tempo com o livro, pois, nos sete dias de empréstimo no período normal, algumas vezes, não se consegue ler tudo o que queremos”, disse o aluno.

A diretora de desenvolvimento educacional, Waldirene Pereira Araújo, avalia a iniciativa como  importante por incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento. “Esse é um dos objetivos da Biblioteca, e consideramos importante por incentivar a leitura tanto para comunidade acadêmica quanto pela comunidade externa. Nossa biblioteca tem um acervo com bons livros e muitas fontes de pesquisa, que dificilmente são encontrados na internet”, finalizou a diretora.

Clique aqui e conheça os serviços oferecidos pela Biblioteca

Assunto(s): biblioteca , Campus Caxias , ifma , Projeto