Página Inicial > Notícias > Campus oferece curso de aperfeiçoamento em Matemática

Campus oferece curso de aperfeiçoamento em Matemática

Os participantes do terceiro módulo do PAPMEM tiveram aulas expositivas transmitidas diretamente do IMPA, no Rio de Janeiro
  • publicado 02/02/2018 12h05
  • última modificação 02/02/2018 12h06

Programa promovido pelo IMPA aperfeiçoou professores e estudantes de Matemática no Campus Caxias

Reunindo estudantes e professores da área, o terceiro módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) foi oferecido pelo campus do IFMA em Caxias, região dos Cocais, entre os dias 22 e 26 de janeiro (segunda a sexta-feira). A iniciativa é resultado da parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Concebido como recurso para melhorar o ensino de Matemática no nível médio, o curso de formação continuada passou a ser ofertado pelo Campus Caxias no ano passado. Para este módulo, foram abertas 80 vagas, das quais 60 destinadas ao público externo (estudantes de licenciatura, professores da rede pública e de instituições de ensino particulares), além de 20 vagas para estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da unidade do IFMA. As aulas aconteceram de modo presencial e a distância, com a utilização de videoconferência e de recursos da internet. Para tanto, implantaram-se salas de aula remotas, com a colaboração da equipe de professores e coordenadores locais na execução do projeto.

“Os participantes puderam construir conhecimentos e desenvolver novas metodologias no ensino da Matemática para a região”, disse Walter Araújo Rocha Júnior, professor da disciplina que coordenou o PAPMEM no Campus Caxias. Ele destacou o dinamismo e intensidade do curso, com atividades desenvolvidas nos turnos matutino (aulas expositivas) e vespertino (trabalhos em grupo), durante todos os dias, bem como a participação expressiva de alunos e professores. De acordo com o coordenador, a semana de aperfeiçoamento trouxe novos conhecimentos e aprendizados, criando boas perspectivas para a oferta do quarto módulo, programado para a última semana de julho.

Fabiano Macedo de Oliveira, também docente da área no Campus Caxias e colaborador na resolução de questões junto aos professores e estudantes em aperfeiçoamento, lembrou que o curso do IMPA vem sendo ofertado desde 1990, com resultados satisfatórios. “É um programa que vem alcançando seus objetivos no sentido de possibilitar que professores troquem experiências e fortaleçam a metodologia do ensino de Matemática”, argumentou. Fabiano de Oliveira ponderou que, além de ofertar formação continuada, o PAPMEM apresenta maneiras de abordar em sala de aula os conteúdos de Matemática do ensino médio, favorecendo a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho.

Na avaliação de Camila Beatriz Costa Rodrigues, aluna de Licenciatura em Matemática no Campus Caxias, a iniciativa superou as expectativas. “O curso foi bem produtivo, pois abordou vários assuntos e diversos modos de ensinar Matemática para os alunos do ensino médio”, observou a estudante. Segundo ela, a qualidade do ensino do IMPA foi complementada pela participação de professores do Campus (Iramar, Walter, Fabiano e Edson), com quem achou mais fácil a compreensão das atividades, além dos monitores que apoiaram as atividades.

Matriculado no quarto período de Matemática, Josimar Câmara Teixeira Neto disse que o curso serviu para aprimorar a forma como ele pretende ensinar a disciplina a partir de então. “No PAPMEM deste ano, houve muitas contribuições para minha formação”, argumentou, exemplificando seu pensamento com as formas mais atraentes do ensino com números e operações matemáticas. Josimar Neto, que já se confessa ansioso em relação ao próximo módulo, atribuiu o sucesso do programa às resoluções de questões e aulas bem planejadas e executadas pelos professores.

“Trabalhei durante um bom tempo com formação de professor e sei o valor e importância de estar participando de uma formação para professor de Matemática”, enfatizou Cleide Coelho Nascimento, professora da disciplina na rede municipal de ensino em Caxias. Ela ressaltou o nível dos professores que ministraram as aulas, tanto do IFMA Caxias quanto do IMPA, para que o módulo de aulas fosse construtivo. Cleide Nascimento disse ter certeza de que os participantes levariam muitas novidades para suas escolas.

No encerramento da semana, os estudantes e professores receberam artigos e periódicos, no formato impresso, disponibilizados pelo IMPA. Segundo informações do Campus Caxias, os participantes do terceiro módulo podem consultar o certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).