Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus promove XV Encontro Pedagógico

Campus promove XV Encontro Pedagógico

O evento discutiu o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes do IFMA.
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 16/02/2018 14h02
  • última modificação 16/02/2018 14h03

Com o objetivo de fortalecer os ideais de promoção de uma educação integral e de qualidade por meio de abordagens crítico-reflexivas para o acesso, permanência e êxito dos alunos, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, nos dias 8 e 9 de fevereiro, o XV Encontro Pedagógico. Além de servidores do Campus Caxias, o evento reuniu profissionais que irão atuar no MedioTec nos municípios de Caxias, Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa.

Profissionais ligados à educação discutiram o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes do IFMA.

A abertura do evento foi feita no auditório do campus com uma mesa redonda que discutiu a temática do encontro. Mediada pelo diretor-geral, João da Paixão Soares, a mesa contou com a presença da intérprete de libras Lucinete Bahia Costa e da advogada Patrícia Fernanda Soares.

Lucinete Bahia Costa argumentou que, para oferecer uma educação na perspectiva inclusiva, é necessário refletir sobre as barreiras que impedem a permanência e o êxito dos alunos com necessidades educacionais específicas. “E assim, tentar superá-las, através de ações que promovam a inclusão de todos”, frisou. A intérprete destacou ainda o papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no campus. “[O núcleo] desenvolve, no decorrer do ano, ações inclusivas que objetivam promover a cultura da aceitação da diversidade e respeito às diferenças existentes na Instituição”, disse.

À tarde, os setores do campus realizaram informes gerais para o ano letivo. Finalizando as atividades da tarde, foram apresentadas propostas de projetos, como o Amigo do Instituto, Clube de Ciências, Feira de Ciências e Jiu-Jitsu. Na mesma tarde, a professora Keyla Cristina Nunes de Oliveira ministrou uma oficina para os profissionais do MedioTec sobre metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais lúdico, atrativo e prazeroso para o aprendizado dos alunos. Os participantes também assistiram a uma apresentação das ações do Pronatec. “Não se pode esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Esta frase resume o que trata as metodologias atividades em sala de aula. Nós, professores, para alcançarmos resultados diferentes, precisamos reinventar novos métodos, todos os dias em sala de aula, e foi nessa perspectiva que realizamos essa oficina para os colaboradores do MedioTec, onde apresentamos ferramentas metodológicas como aplicativos, games e o modelo de sala de aula invertida para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância”, destacou a professora.

No dia seguinte, uma mesa redonda discutiu causas, prevenções e enfrentamento da indisciplina discente. Mediada pela diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Waldirene Pereira Araújo, a mesa contou com a participação da advogada Alice Nayara dos Santos, do advogado Emerson de Souza e do professor Daniel Silas. O advogado pontuou a importância da discussão para a garantia do desempenho do trabalho da instituição. “Dessa forma, o IFMA promove a garantia dos direitos da criança e do adolescente, levando em consideração os valores e princípios constitucionais. Além disso, ao propiciar essas discussões, a Instituição também tem base para tomar decisões com bases jurídicas, além do regimento interno. A temática é importante, pois assegura o exercício da docência, atividade essencial para uma educação de qualidade”, disse Emerson de Souza.

Em seguida, Waldirene Pereira Araújo realizou os direcionamentos pedagógicos para o período. Já os profissionais do MedioTec participaram de duas palestras. A primeira, proferida pelo professor Akman Viana, abordou cenário de interação e aprendizagem, a partir da atuação do professor frente ao processo de ensino na modalidade a distância do IFMA. Em seguida, Vanessa Bastos abordou a gestão da informação e a importância do uso de fontes confiáveis como fonte de pesquisa.  À tarde, finalizando as atividades, o técnico em tecnologia da Informação, Cristiano de Arruda Bonfim, apresentou as novas funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) Edu e novidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O diretor-geral João da Paixão Soares considerou o encontro essencial para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e pedagógicas. “O encontro foi idealizado na perspectiva da construção do conhecimento a partir do pensamento crítico-reflexivo aliado à missão institucional de promover a educação profissional, científica e tecnológica por meio da integração do ensino da pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e desenvolvimento socioeconômico sustentável”, avaliou. “O encontro pedagógico serviu ainda para discutir práticas educativas inclusivas e democráticas, priorizando, não apenas, os aspectos financeiros disponíveis aos estudantes pela instituição, mas também metodologias pedagógicas que contribuirão para que, além do acesso e da permanência, se construa experiências exitosas de modo que o sucesso dos alunos demonstre o apreço pela qualidade, compromisso e dedicação de todos que fazem o IFMA Campus Caxias”, finalizou.