Página Inicial > Notícias > Campus promove encontro com profissionais do MedioTec

Campus promove encontro com profissionais do MedioTec

O encontro reuniu profissionais que irão atuar em Caxias, Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa.
  • publicado 19/02/2018 16h08
  • última modificação 19/02/2018 16h08

Diretora do CERTEC, Simone Costa Andrade dos Santos, explicou para os profissionais o modelo de educação a distância adotado pelo IFMA.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, no último sábado (3), com o apoio do Centro de Referência em Tecnologias, Educação a Distância e Programas Especiais (CERTEC), o primeiro encontro de formação de profissionais que irão atuar no Mediotec nos municípios de Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre. O encontro reuniu a equipe multidisciplinar, o pessoal do apoio administrativo/financeiro e professores.

Também participaram do encontro o diretor-geral do campus, João da Paixão Soares; o coordenador adjunto local do Pronatec, Luís Morais da Silva; e a diretora do CERTEC, Simone Costa Andrade dos Santos, que destacou o papel do Centro de Referências na execução do programa. “O Certec realizará o acompanhamento dos cursos ofertados pelo Campus Caxias, além de orientar a equipe sempre que se fizer necessário”, explicou a diretora.

Simone Costa Andrade dos Santos explicou ainda alguns aspectos gerais da educação a distância, pontuando o modelo adotado no IFMA, especificamente. “É importante que os profissionais que integrarão esse processo de educação a distância conheçam as especificidades da forma ensino concomitante ao Ensino Médio. O público do Mediotec é essencialmente composto por jovens que estão em uma formação de nível básico e buscando uma formação técnica complementar”, frisou a diretora.

Os profissionais que irão atuar no MedioTec foram selecionados via edital institucional aberto tanto a servidores do IFMA quanto a outros profissionais. O servidor do IFMA Campus Grajaú, Vagner da Silva Araújo, técnico em tecnologia da informação, foi selecionado para a função de professor mediador a distância para Senador Alexandre Costa.  O servidor lembrou que foi aluno Licenciatura em Informática pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e destacou que sua experiência como aluno na educação a distância será essencial para desenvolver suas funções como professor. “Como ex-aluno da EAD do IFMA e como servidor da instituição, só tenho a multiplicar meus conhecimentos com os alunos dos MedioTec e levar educação de qualidade a lugares que não têm a presença de um campus”, frisou.

Jhonata Pereira Pinheiro foi selecionado para o cargo professor mediador a distância para Caxias. Para o professor, o encontro “foi importante por permitir entender melhor o processo que se iniciará. As explicações serviram para que possamos fazer um início bem estruturado”.

Já Lisiane Costa Bezerra, que irá atuar pela primeira vez em educação a distância, na função de professora mediadora presencial no curso técnico em Eventos, comentou acerca das oportunidades proporcionadas pelo programa. “O MedioTec abre mais um leque de oportunidades aos jovens que desejam ingressar no ensino profissionalizante. Desempenhar o papel de professora a esses jovens nos proporciona conhecer e aprimorar  novos horizontes de ensino, buscando novas técnicas de abordagens de ensino para prepará-los para o mercado de trabalho”, destacou.

Raimunda Maria Chaves Correia é professora da rede estadual de ensino e irá atuar no MedioTec na função de professora formadora da disciplina redação e comunicação aplicada no curso técnico em Informática. Na avaliação da professora, o encontro foi extremamente proveitoso. “Eu me senti acolhida e fui bem recebida, apesar de não ser servidora do IFMA. Pude esclarecer todas as dúvidas, pois, apesar de ter atuado por diversas vezes na educação a distância, é a primeira vez que irei atuar no MedioTec”, confessou.

O coordenador Luís Morais da Silva lembrou que essa é a primeira experiência com educação a distância do Campus Caxias. “Nossa equipe não medirá esforços em formar profissionais para atender a demanda local, oferecendo à comunidade de Caxias, Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa profissionais capacitados e habilitados dentro dos padrões de qualidade e profissionalismo exigidos por seus segmentos”, disse o coordenador.

O diretor-geral João da Paixão Soares acredita que, a partir da ação MedioTec, o campus vai adquirir experiência e buscar formas de impulsionar e ampliar a oferta cursos técnicos, graduações e pós-graduações da educação a distância em Caxias. “Além disso, podemos analisar  a possiblidade de oferta cursos regulares e institucionalmente pelo Campus Caxias, com o apoio do Certec”, finalizou.