Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus recebe 200 novos estudantes do ensino médio

Campus recebe 200 novos estudantes do ensino médio

Eles se juntaram aos veteranos nos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Agroindústria, Agronegócio e Informática
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 19/02/2018 15h09
  • última modificação 19/02/2018 15h09

Fórum de Integração reuniu novos alunos e responsáveis.

Com o objetivo de promover a acolhida e recepção dos novos estudantes do ensino técnico de nível médio, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, na última quinta-feira (15), o Fórum de Integração. Duzentos novos estudantes se juntaram aos veteranos nos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Agroindústria, Agronegócio e Informática e Comunicação.

O evento também reuniu servidores e responsáveis pelos novos estudantes. Estiveram presentes ainda o diretor-geral, João da Paixão Soares, o chefe do departamento de ensino, Raimundo Nonato Assunção de Sousa Filho, e a diretora de desenvolvimento educacional, Waldirene Pereira Araújo.

A abertura do evento foi feita por uma banda musical composta por alunos do campus. Em seguida, o diretor-geral apresentou o funcionamento do campus e os setores relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. Em suas boas-vindas, João da Paixão Soares destacou que o Instituto é “referência na oferta de ensino médio e na educação superior em Caxias e região. Conseguimos isso devido ao elevado nível de qualificação dos professores e a excelente infraestrutura. Mas também destaco o clima harmônico que prevalece no IFMA Campus Caxias”.

Waldirene Araújo frisou a importância do acompanhamento familiar para o êxito dos estudantes. “O esforço precisa ser conjunto para garantir uma formação técnica e cidadã. O campus sempre está de portas para as famílias. Aceitamos o desafio de formar os melhores profissionais do Maranhão. Mas queremos ir além. Queremos inserir o aluno no mercado de trabalho. Fazendo isso, vamos gerar melhores condições sociais”, pontuou a diretora.

Já Raimundo Nonato Assunção de Sousa Filho ressaltou a formação diferenciada oferecida pelo IFMA. “Recentemente, aprovamos em vestibulares de instituições de ensino superior e no Sisu dezenas de alunos e ex-alunos. Aqui, preparamos não só para o para o mercado de trabalho, mas para os vestibulares e Enem”, disse.

Novos estudantes

O aluno Rodrigo Vinícius Galvão da Silva ingressou no Curso Técnico em Informática e Comunicação. “Para alguns, o IFMA é bom, para outros, ótimo. É um instituto de qualidade que, pelo que ouvi, tem o maior índice de aprovação em faculdades em vários estados e principalmente aqui em Caxias. Essa aula inaugural mostrou como o instituto é amplo em tamanho e em diversidade de ensino, principalmente, com ótimos professores.” Rodrigo também falou das expectativas para o início do ano. “Acredito que nesses três anos que irei ficar por aqui será bem árduo, mas tenho dedicação, motivação e disciplina”, disse.

Ivanete Lopes Galvão, assistente de dentista e mãe de Rodrigo, falou da alegria que sentia pela conquista do filho. “Sempre vi a dedicação dele nos meses de Pré-IFMA. Ele se motivou e motivava quem ia fazer a prova, sempre dizendo que todos seus amigos iam passar. Minha expectativa nele e no Instituto é grande. Como mãe, vou sempre está presente e o ajudando. Ele fez a escolha certa”, disse a mãe.

Ingrid Oliveira dos Santos ingressou no curso técnico em Administração na forma integrada ao ensino médio. Para ela, “ter ingressado no IFMA, foi uma ótima oportunidade, por ser uma escola de referência nacional, e também por ter maiores chances de uma profissão futura”. A mãe de Ingrid, Valdene Paiva Oliveira, operadora de caixa, afirmou estar satisfeita com a conquista da filha. “Estou com as melhores expectativas possíveis, por minha filha estar numa instituição de referência, com um ensino de qualidade a nível federal”, comentou.

Na programação de atividades de recepção, os novos alunos receberam informações sobre os cursos, a partir do depoimento de ex-alunos, que explicaram como foram os três anos de ensino médio, a rotina, o perfil profissional e as perspectivas para o mercado de trabalho após o curso.Finalizando as atividades, estudantes das segunda e terceira série fizeram um passeio com os novos alunos e seus responsáveis pelo campus, apresentando setores, departamentos e áreas específicas e afins de cada curso.