Página Inicial > Notícias > IFMA divulga resultado do Programa de Residência Estudantil

IFMA divulga resultado do Programa de Residência Estudantil

Foram ofertadas 13 vagas para ingresso em 2018.
  • publicado 27/02/2018 15h01
  • última modificação 27/02/2018 15h01

Fachada da residência estudantil masculina no Campus Caxias.O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou o resultado do processo seletivo para o Programa Residência Estudantil ao ano letivo de 2018. Ao todo, foram ofertadas 13 vagas, sendo 9 para residência masculina e 4 para a residência feminina.

Os selecionados deverão comparecer à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) para assinar os termos de responsabilidade. No caso de estudante menor de idade, é preciso comparecer acompanhado com responsável. Além disso, o ingressante deve providenciar um colchão de solteiro quando do ingresso na instituição. O acolhimento será feito pela coordenação da residência.

Clique aqui para consultar o edital.

Sobre a Seleção

O Edital selecionou alunos em condições de vulnerabilidade, matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou cursos superiores, com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, e com a família ou responsável legal residente fora de Caxias.

A seleção foi  feita por meio da análise dos documentos dos candidatos, bem como do questionário socioeconômico preenchido no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). A segunda etapa consistiu em participar de uma entrevista.

Sobre o Programa de Residência Estudantil

O objetivo do programa é promover a permanência de estudantes oriundos de outros municípios, através da oferta de vagas na residência estudantil. Para tanto, são assegurados residência, alimentação, atendimento psicossocial e acompanhamento pedagógico aos estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Iniciado no Campus Caxias em 2013, o programa é ofertado também nos campi Codó e Maracanã. Atualmente, a unidade de Caxias disponibiliza dois prédios para o programa, com capacidade para abrigar até 40 estudantes. Desse total, 22 são destinadas a residência masculina e 18 a feminina. As residências têm em sua infraestrutura sala de estar com televisão, sala de estudos, cozinha, área de convivência, banheiros e dormitório com ar condicionado.