Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Realizada aula inaugural dos cursos MedioTec
Início do conteúdo da página Notícias

Realizada aula inaugural dos cursos MedioTec

Evento reuniu estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Informáticas dos municípios de Caxias e Aldeias Altas.
  • Por Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 02/03/2018 11h12
  • última modificação 02/03/2018 11h25

Coordenadores expõem informações sobre os cursos aos novos alunos.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, no último sábado (24), a aula inaugural dos cursos técnicos em Eventos e Informática ofertados pelo MedioTec, na forma concomitante ao Ensino Médio – modalidade a distância. A aula inaugural reuniu estudantes dos polos Caxias e Aldeias Altas.

Na ocasião, o diretor-geral, João da Paixão Soares, deu as boas-vindas e mostrou a instituição aos estudantes e a seus pais. “Nosso campus tem apenas sete anos de fundação e é um orgulho para nós recebê-los. Neste período, formamos muitos jovens e adultos. Daqui a um ano e meio, vocês estarão representando também o Instituto no mercado de trabalho ou em uma instituição de ensino superior. Mas para isso, a partir de hoje, poderão dispor de todos os benefícios e vantagens de estar numa instituição de ensino público e de qualidade”. Lembrou ainda que a unidade do IFMA ofertará cursos em diferentes polos. “Além de Caxias, o campus vai ofertar turmas em Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa. Será um desafio, mas a equipe que está à frente do programa é bastante competente”, destacou o diretor.

Em seu discurso, o coordenador local do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Luís Morais falou da importância da aula inaugural. “É com muita alegria e satisfação que recebo a todos. Essa aula tem um significado especial para os alunos e seus familiares, que aguardaram pacientemente desde a inscrição até agora. Para nós, esse momento é motivo de orgulho. Para vocês, tenho certeza que será uma oportunidade única de formação profissional, pois concluirão o ensino médio com a possibilidade de emprego na região onde moram”. Segundo ele, esse momento só foi possível devido ao trabalho conjunto do Campus Caxias com a equipe da Reitoria. “Aí lembro o Núcleo Sistêmico do Programa, representado pelo professor Valdir Mariano e o Centro de Referência em Tecnologia – Certec, representado pela diretora Simone Santos. O apoio deles foi fundamental para que honrássemos o compromisso de ofertar esses cursos”, disse.

Waldirene Pereira Araújo, diretora de Desenvolvimento Educacional, frisou que a educação a distância exige mais disciplina e organização do tempo. “Além disso, vocês são alunos da rede estadual de ensino. Então terão uma dupla jornada, pois estarão cursando a forma concomitante. Dessa forma, requer muita disciplina e comprometimento. Aproveitem o momento, pois ele é ímpar para a história do Campus Caxias. É a primeira vez que ofertamos a modalidade de educação a distância.”

O evento teve ainda a participação do diretor de Planejamento e Gestão, Guilherme Andrade Loes e de demais professores, coordenadores de curso, coordenadores de polo, equipe multidisciplinar e apoio administrativo/financeiro. Após a apresentação da equipe e professores que atuarão no primeiro módulo, os novos estudantes, por meio de um passeio guiado, conheceram a instituição. Ao final, os coordenadores apresentaram informações sobre os cursos e tiraram dúvidas dos pais e mães presentes.

Os novos alunos

O Campus Caxias recebe 200 novos estudantes em 4 turmas divididas em 3 polos. Em Caxias funcionará os cursos técnicos em Eventos e Informática. Já em Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa haverá o curso técnico em Informática. Todas as turmas são ofertadas pelo Mediotec. Da primeira aula inaugural participaram estudantes de Caxias e Aldeias Altas. No próximo sábado (03) estarão presentes estudantes do polo Senador Alexandre Costa.

O aluno Eric Kaio da Luz Silva reside em Aldeias Altas/MA. Agora não precisará se deslocar para a unidade do IFMA no intuito de realizar um curso técnico. É que todos os encontros presenciais serão realizados na sua cidade. “Achei este primeiro momento muito legal. Conheci os professores e vi que todos são bem competentes. Criei muitas expectativas para uma boa formação. Pretendo focar neste curso, principalmente por ser a distância. Essa modalidade, pelo que pude perceber, requer mais interesse e dedicação do aluno”, avaliou.

Edson Arthur da Silva Borges é aluno da rede estadual de Caxias. Para ele “a aula inaugural foi uma experiência muito interessante e proveitosa, pois nela pudemos ver como vai funcionar aulas presenciais e virtuais. Também tivemos noção de como vai funcionar nossa rotina e nosso compromisso diário com as aulas virtuais que a instituição fornecerá para nós semanalmente.” Edson Borges, que estava ansioso para o início das aulas, ficou impressionado com a Instituição. “Pude observar também a estrutura. Esse contato com os professores e coordenadores, que vão nos acompanhar durante o andamento do curso, foi importante. Vimos o interesse e o esforço feito por toda a coordenação”, destacou o aluno, acrescentando que está ansioso para o início das aulas, que irão começar daqui a algumas semanas, e também muito feliz por saber que no final da jornada estará com um certificado de técnico em mãos.

“Como mãe, sempre busquei proporcionar educação para meu filho. Somos pessoas simples, mas sabemos que é só através de uma educação de qualidade que podemos ser partes integrantes de uma verdadeira transformação social”, pontuou a mãe de Edson Borges, Raquel Borges, destacando a importância do IFMA para a formação do aluno. “Sempre tivemos a preocupação de entregar para a sociedade um cidadão atuante e o IFMA tem total credibilidade no que diz respeito à educação”. Ela acredita que o curso será importante para o crescimento de Edson. “O curso técnico em informática, onde meu filho está matriculado, é de suma importância para o seu crescimento e desenvolvimento profissional, pois a tecnologia é uma realidade na qual estamos inseridos. Agradeço e expresso meus sinceros agradecimentos a todos os responsáveis direta e indiretamente por este projeto”, finaliza.

“A aula inaugural serviu de incentivo e para demonstrar a responsabilidade de estudar no IFMA por meio da distância. Espero poder me preparar para o mercado de trabalho e crescer na área das tecnologias digitais.” É o que espera Alexandre dos Santos Lima, estudante da rede estadual de Caxias, que cursará o técnico em Informática.

A mãe de Alexandre dos Santos, Susana Marcelo, também estuda no Instituto. “Além de professora da rede pública de ensino de Caxias, sou aluna do IFMA na especialização em Informática na Educação, por meio da Educação a Distância. Então, espero que meu filho e todos os demais superem o desafio de estudar EaD e saiam preparados para o tão competitivo mercado de trabalho.” Ela considerou a aula inaugural como um momento de interação e estímulo entre pais, professores, alunos e a instituição. “Esse momento quebra barreiras e gera uma intimidade entre nós, o que pode facilitar o ensino-aprendizagem do aluno e o seu desenvolvimento cognitivo”, avaliou a mãe.

Já Ozias da Silva Saraiva Júnior cursará o técnico em Eventos. Curso que será ofertado pela primeira vez na unidade do IFMA na região dos cocais. “Nossa região é um polo turístico. Então, essa formação será de imensa importância, pois vai colaborar para termos profissionais capacitados para os eventos daqui ou de qualquer outro lugar do Brasil.”

O Programa

De acordo com o Ministério da Educação, o Programa MedioTec constitui-se numa ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, como uma proposta de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O MedioTec está sendo executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

cursos

Técnicos em Eventos

Coordenado por Vanessa da Costa Bastos, o curso tem duração de 800h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Tem por objetivo formar técnicos de nível médio capazes de auxiliar na realização de eventos nos diversos tipos e modalidades. O profissional poderá atuar, ao final do curso, em empresas de eventos, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

Técnicos em Informática

A carga horária do curso é de 1.200h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Coordenado pelo professor José Flávio Gomes Barros, o curso tem por objetivo formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico da sociedade, em estreita relação com atitudes profissionais éticas, críticas e ativas, com vistas a garantir a expansão das capacidades humanas em intrínseca relação com a aprendizagem técnico-científica no campo da Informática, principalmente, na área de Internet, de forma que esses profissionais estejam aptos a usarem, desenvolverem e implementarem sistemas computacionais, voltados ao ambiente da Internet, com vistas a maximizar a eficiência do trabalho nas organizações.

O Técnico em Informática atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

registrado em:
Assunto(s): aula inaugural , Certec , mediotec
Fim do conteúdo da página