Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Senador Alexandre Costa recebe curso técnico em Informática
Início do conteúdo da página Notícias

Senador Alexandre Costa recebe curso técnico em Informática

O curso tem por objetivo formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico do município.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 08/03/2018 11h47
  • última modificação 08/03/2018 11h54

Professor João da Paixão, diretor-geral do Campus Caxias, fala sobre a importância do novo polo.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, no último sábado (03), no município de Senador Alexandre Costa/MA, a aula inaugural do curso técnico em Informática ofertado pelo MedioTec, na forma concomitante ao ensino médio, modalidade a distância. O programa é uma ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio nas redes públicas estaduais e distrital de educação.

João da Paixão Soares, diretor-geral, deu as boas-vindas aos novos estudantes e frisou a importância do novo polo da unidade. “Usando as mesmas palavras de uma semana atrás, digo-lhes que a partir de hoje vocês poderão dispor de todos os benefícios e vantagens de estar numa instituição de ensino público e de qualidade. Para nós, é motivo de orgulho o campus chegar nesse município. O IFMA, com esse novo polo, mostra sua expansão, no sentido de atender às demandas da região. Hoje chegamos à Senador. Mas já estamos, além de Caxias, em Aldeias Altas, e logo logo em São João do Sóter. Dessa forma, aumentamos as oportunidades educacionais de formação técnica e profissional”, pontuou.

Para o coordenador adjunto local do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Luís Morais, a ação do Campus Caxias é importante por atingir um dos objetivos do programa “que é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância”.  E continuou. “O IFMA é reconhecido pela oferta do ensino público de qualidade. Então, para esse curso, vocês terão professores e uma equipe de aproximadamente 40 profissionais com ampla experiência. Por isso, aproveitem essa oportunidade. Essa é só o começo de uma longa jornada do Instituto na cidade e vocês já fazem parte desse momento histórico, por ser também a primeira vez que ofertamos educação a distância”, destacou Morais.

Valdir Mariano de Souza, Coordenador-Geral dos Programas Especiais da Bolsa Formação do IFMA, falou sobre a importância da aula inaugural. “Estar na aula inaugural da turma de Informática do Mediotec em Senador Alexandre Costa foi um momento muito especial, pois foi possível perceber o quão importante o programa será para aquela comunidade que até o momento estava privada de oportunidades dessa natureza para os seus jovens e adolescentes. Percebe-se em cada um dos novos alunos uma expectativa muito especial em relação ao curso que frequentarão. Não me resta dúvida de que o nosso Instituto, através do Campus Caxias, estará prestando um importante e grande serviço àquela comunidade”, disse, desejando a todos os envolvidos nesse processo, coordenadores, professores e alunos, sucesso. “Espero que o mesmo entusiasmo observado no momento de nossa aula inaugural, persista em cada momento e etapa do programa, para que cheguemos ao final com 100% dos alunos certificados”.

Além de coordenadores, professores e equipe, o evento reuniu estudantes, pais, mães e autoridades da região. Prestigiando a cerimônia, o prefeito, Orlando Mauro Sousa Arouche, frisou a importância da oferta do curso. “Muito nos honra receber uma instituição de ensino público federal em nosso município, pois nossos alunos terão uma certificação de respaldo.  A prefeitura está oferecendo total apoio ao IFMA e aos novos alunos, pois sabemos que o mercado de trabalho é competitivo e a qualificação dada aos nossos jovens vai fazer a diferença principalmente para aqueles que buscarão seu primeiro emprego”, argumentou Orlando Arouche.

A secretária de Educação do município, professora Vilanir da Silva Macedo, esteve presente ao evento. “A Secretaria de Educação deu total apoio para implantação do polo do IFMA. O polo funcionará em uma escola do município, com excelente infraestrutura, novos computadores e ar condicionado, por exemplo. Nossa intenção é aumentar as oportunidades educacionais aos estudantes de Senador Alexandre Costa. Para tanto, apoiaremos essa oferta de educação profissional e tecnológica do IFMA”, disse Vilanir Macedo.

Durante o evento, José Flávio Gomes Barros, coordenador do curso de Informática, apresentou a metodologia do curso e tirou dúvidas dos novos alunos. “Nesse primeiro momento, a disciplina e comprometimento serão essenciais. Além disso, vocês terão o desafio de conciliar o ensino médio regular com o curso técnico. Para alguns, pode ser uma missão difícil. Mas estaremos aqui para dar total apoio.”

Os novos alunos

O Campus Caxias recebe 200 novos estudantes em 4 turmas divididas em 3 polos. Em Caxias, funcionarão os cursos técnicos em Eventos e Informática. Já em Aldeias Altas e Senador Alexandre Costa funcionará o curso técnico em Informática. Todas as turmas são ofertadas pelo Mediotec. Da primeira aula inaugural, realizada dia 24 de março, participaram estudantes de Caxias e Aldeias Altas. No sábado (03) estiveram presentes estudantes do polo Senador Alexandre Costa.

“É uma oportunidade única poder estudar no IFMA e sem precisar sair daqui. Vou aproveitar muito bem, pois quero atuar na área e, quem sabe, fazer um curso superior na área também”, disse a aluna, Thaylla Emilly Pinheiro Santos que cursa a segunda série do Ensino Médio na rede estadual, em Senador Alexandre Costa/MA.

Já Salatid de Saousa Silva confessou gostar de informática. “Desde de pequeno sou apaixonado por computadores. Então, agora vou poder ter uma outra visão, mais aprofundada, digamos assim. Com certeza, essa paixão irá aumentar”, brincou o aluno. “Ter uma formação técnica na área de informática, considero essencial, principalmente por na região haver uma escassez de profissionais nessa área”, argumenta a aluna Ingrid Lannay de Carvalho Silva.

Vitor Manoel Soares da Costa Lima compareceu ao evento acompanhado de sua mãe, dona Miriam Soares da Costa Lima. Para o aluno o momento será importante, pois “ eu não teria condições financeiras de ir estudar fora. Então, é uma excelente oportunidade para mim e todos os meus colegas”. A mãe de Manoel Costa destaca ter orgulho de ver o filho ingressar numa escola como o IFMA. “Eu acho que ele sairá com uma boa formação e preparado para o mercado de trabalho.”

O Programa

O MedioTec está sendo executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

Sobre o curso

A carga horária do curso é de 1.200h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Coordenado pelo professor José Flávio Gomes Barros, tem por objetivo formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico da sociedade, em estreita relação com atitudes profissionais éticas, críticas e ativas, com vistas a garantir a expansão das capacidades humanas em intrínseca relação com a aprendizagem técnico-científica no campo da Informática, principalmente, na área de Internet. A intenção é que esses profissionais estejam aptos a usarem, desenvolverem e implementarem sistemas computacionais, voltados ao ambiente da Internet, com vistas a maximizar a eficiência do trabalho nas organizações.

O Técnico em Informática atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

O novo polo do IFMA

Funcionando na Escola Municipal Colégio Dom Pedro I, localizado em rua da Cultura, Nº 149, Centro, em Senador Alexandre Costa/MA, o novo Polo do IFMA – Campus Caxias – está com todos os equipamentos e mobiliários necessário ao perfeito funcionamento. Em sua infraestrutura, dispõe de salas para coordenação/tutoria, sala de aula presencial climatizada, sala de videoconferência e laboratório de informática com novos computadores. Além disso, o novo espaço tem rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Galeria de Imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página