Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Iniciada seleção para modalidades esportivas
Início do conteúdo da página Notícias

Iniciada seleção para modalidades esportivas

Podem participar da seleção estudantes dos cursos técnicos e superiores.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 12/03/2018 18h50
  • última modificação 12/03/2018 18h53

Estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou nos cursos superiores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias interessados em representar a unidade de ensino nas competições esportivas oficias devem ficar atentos às seletivas. Em fevereiro, Élcio Basílio Pereira Machado e Vanessa Xavier Silva Sousa, professores de educação física, promoveram as seletivas para as equipes de futsal e basquetebol. Agora, será a vez das seletivas para voleibol, xadrez e handebol.  Após as “peneiras” (como são chamados os testes), os estudantes iniciarão treinamento com os professores de educação física do campus ou com colaboradores externos. O objetivo dos treinamentos é desenvolver os fundamentos das diversas modalidades esportivas, o conhecimento de sistemas táticos, bem como preparar os atletas para competições em níveis municipal, estadual e nacional.

No dia 12, as 8:30h, no ginásio poliesportivo do próprio campus, o professor Élcio realizou a seleção para as equipes de voleibol masculina e feminina, que continuou durante a tarde. Na próxima segunda-feira (19), as 8:40h, o professor selecionará os enxadristas. Na quarta-feira (21), a professora Vanessa Xavier realizará a seleção da equipe de hanbebol feminino as 9h, e as 14h, do masculino. “Selecionando os alunos agora no início do ano, teremos tempo suficiente para prepará-los para as competições de 2018. Além disso, destacamos ainda os benefícios da prática esportiva, por exemplo, propiciar condições para uma vida saudável”, frisa Élcio. “Em 2017, o campus realizou vários eventos esportivos aos estudantes e às comunidades caxiense e maranhense”, concluiu.

O esporte no Campus Caxias em 2017

Projeto Qualidade de Vida

Com o objetivo de estimular a prática desportiva para a inclusão social, trabalho em equipe, respeito ao próximo e promover um estilo de vida mais saudável, os professores de educação física desenvolveram, em parceria com estudantes do nível médio, durante o ano letivo 2017, o projeto de Qualidade de Vida. “Todas as turmas de terceiro ano foram responsáveis por elaborar e executar projetos de qualidade de vida. O torneio de futsal foi idealizado, em setembro, por alunos do curso técnico em agroindústria. Os de agropecuária, turma 3A, foram para uma creche falar sobre hábitos saudáveis. A turma de agropecuária 3B organizou o torneio de voleibol e handebol. E, encerrando o ano, a de informática realizou torneio de tênis de mesa, natação e xadrez”, explicou a professora. “Paralelo ao projeto, foram realizadas ainda interclasses”, lembrou Vanessa.

Jogos dos servidores

Em dezembro 2017, um momento marcante para o esporte no campus foi sediar o IV Jogos Internos dos Servidores (JISIFMA). A ação, que teve como objetivo principal integrar servidores dos diversos campi do Instituto, foi uma iniciativa da Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Departamento de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano e Coordenadoria de Qualidade de Vida, em parceria com o Campus Caxias.

Cerca de quatrocentos servidores efetivos ativos e inativos, substitutos, temporários, em colaboração técnica ou em efetivo exercício no IFMA disputaram modalidades individuais e coletivas e movimentaram a economia local caxiense.

Élcio Basílio Pereira Machado atuou como membro da equipe organizadora. Para o professor o evento “foi um sucesso, um momento ímpar para os participantes, descontração, competição é uma pitada de confraternização”, comemorou, acrescentando que a unidade obteve bons resultados. “Dentre as boas colocações, destacamos a conquista do diretor do Campus Caxias que foi o campeão da categoria master do tênis de mesa. Além dele, outros servidores obtiveram boas colocações”.

Projeto de jiu-jitsu

Com aulas ministradas pelo professor José Wybson Colaço Nunes, faixa preta em jiu-jítsu, sob coordenação dos professores de educação física Élcio Basílio e Vanessa Xavier, o projeto está sendo desenvolvido desde novembro de 2017 e tem por objetivo introduzir junto aos discentes, servidores e comunidade, a prática desportiva do Jiu-jítsu, auxiliando na formação dos mesmos, visando à construção de cidadãos, além do bem estar físico-mental proporcionado pelo esporte.

As aulas de jiu-jítsu são às segundas, quartas e quintas-feiras, em dois turnos. Pela manhã, as aulas são as 07:15h; a tarde, as 17:15h.

Para José Wybson, o projeto tem sido bem aceito pela comunidade. “Já recebemos propostas de outras instituições para estender o projeto. Atualmente, atendemos comunidade externa, estudantes e servidores do Campus. No projeto, estão sendo trabalhados principalmente dois aspectos: a atividade física e a parte educacional. Como  atividade física, é um ótimo exercício, recomendado para pessoas que buscam o condicionamento físico, emagrecimento, ganho de força, entre outros. Como aspecto educacional, é direcionado a usuários em fase escolar, objetivando desenvolver as habilidades físico-mentais, a disciplina, o respeito e o domínio corporal. Tem também o lado competitivo da modalidade, com a possibilidade de profissionalização”, frisou o professor.

Vanda Marinha Silva Gomes, professora de Arte do Campus, aproveitou a oportunidade e matriculou seu filho João Arthur Gomes no projeto. “Por recomendação médica, estava procurando um esporte, para meu filho, que trabalhasse a disciplina e o jiu-jitsu foi a melhor recomendação, pois se alia as práticas corporais às práticas de comportamento e atitudes”, disse a mãe de João.

Bolsa Atleta

Visando apoiar as práticas esportivas entre os estudantes a fim de contribuir para sua formação atlética e cidadã, em julho, o IFMA lançou o Bolsa ao Estudante Atleta no âmbito do Programa de Incentivo à Cultura, Desporto e Lazer. Em todo o Maranhão, foram disponibilizadas 25 bolsas, no valor mensal de R$ 200,00. A unidade do IFMA na região dos cocais, conquistou 11 bolsas. Durante 5 meses, sob orientação dos professores de educação física do campus, os estudantes disponibilizaram 04  horas semanais para a realização das atividades previstas no plano de treinamento.

Um dos beneficiados com o programa foi Yago Oliveira Barcellos, aluno do curso técnico em Administração. Para o aluno, participar do programa “foi uma experiência muito boa, que não só me ajudou nas minhas aptidões físicas, mas também no meu comportamento pela exigência dos professores. A partir das atividades desenvolvidas no Bolsa Atleta, pude me aprimorar no vôlei. O resultado desse aprimoramento foi a nossa medalha de ouro na interclasse. Só tenho agradecer aos professores Élcio e Vanessa pelo excelente trabalho.”

Assim como Yago, Daniele Sousa da Silva, ex-aluna do curso técnico em Administração, foi beneficiada pelo programa para treinar voleibol. Daniele confessa ser apaixonada por esportes. “Com a ajuda dos orientadores e professores, Vanessa Xavier e Élcio, aprendi ainda mais sobre a importância do esporte para nossa vida, nos quesitos de saúde, lazer e aprendizado. O programa foi um divisor de águas na minha vida. Me trouxe aprendizado profundo na área do esporte, não só no vôlei, mas nos demais também. Só tenho a agradecer a instituição e aos professores por ter me proporcionado a melhor experiência da minha vida durante o ensino médio no IFMA”, declarou a ex-aluna.

Jogos Estudantis do Instituto Federal do Maranhão (IV JIFMA)

Em sua IV Edição, os Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IV JIFMA) teve como objetivo a promoção do intercâmbio desportivo entre as unidades do IFMA. Em 2017, mais de 1000 estudantes de 24 campi participam dos Jogos na cidade de São Luís/MA. A delegação do Campus Caxias foi composta por 40 atletas que disputaram as modalidades de Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Natação e Xadrez. “Como destaque, o Campus obteve o segundo lugar nos 50 metros masculino na natação com o ex-aluno José Wellington Lima da Silva e o primeiro lugar no xadrez masculino com o aluno Francivaldo Silva de Oliveira”, disse Vanessa Xavier.

O IV JIFMA é um evento Institucional integrante do calendário oficial do IFMA. Trata-se de iniciativa da pasta da Pró-Reitoria de Ensino em articulação com a Diretoria de Assistência ao Educando, Departamento de Difusão Artístico-Cultural, Desporto e Lazer, além dos campi do IFMA.

Jogos Escolares de Caxias

Desde de 2011 o Campus Caxias participa do maior evento esportivo escolar da cidade, os Jogos Escolares Caxiense (JEC´s). Em junho, com 40 atletas participaram da 40ª edição dos JEC´s, nas modalidades de basquete, xadrez, handebol e futsal.

A delegação da unidade de ensino encerrou sua participação nos Jogos Escolares da cidade com um saldo positivo. Os atletas conquistaram o segundo lugar no basquete e xadrez.

“Nós acreditamos que o esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde dos estudantes. Dessa forma, manteremos todas as ações esportivas do Campus em 2018 e buscaremos ampliar”, frisa a professora Vanessa Xavier.

Para o professor Élcio Basílio, “destaca-se ainda que a prática esportiva e a participação nos eventos esportivos possibilita aos alunos o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável socialmente. Conceitos como liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida podem ser trabalhados no ambiente educativo proporcionado pelo esporte”, argumenta o professor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página