Página Inicial > Notícias > Encontro discute formação de professores em Rede

Encontro discute formação de professores em Rede

• publicado 05/04/2018 10h01
  • última modificação 05/04/2018 10h02

O Instituo Federal do Maranhão (IFMA) participou nos dias 27 e 28 de março, da 3ª Reunião Técnica Formação de Professores em Rede, realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Participaram do Encontro servidores de vários Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Representando o IFMA, estiveram João da Paixão Soares, Diretor-geral do Campus Caxias e Simone Costa Andrade dos Santos, Diretora do Centro de Referência Tecnológica (Certec), e Débora Ribeiro, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFMA.

O objetivo da reunião foi tratar da oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica para graduados não licenciados, a serem ofertados conjuntamente pelos Institutos Federais de Educação em regime de cooperação.

A reunião foi conduzida por Márcia Helena Rostas (Instituto Federal Sul-rio-grandense), por Simone Costa Andrade dos Santos (IFMA) e  Carlos Câmara (Instituto Federal de Mato Grosso). Na reunião foram levantados pontos a serem apresentados na ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Simone Santos destacou que o IFMA atua com mais cinco Institutos na elaboração da proposta, citando os Institutos Federais  Sul-rio-grandense, de Rondônia, de Mato Grosso, do Rio Grande do Norte e Ceará. “Compreendendo a necessidade e importância da elaboração de cursos com ênfase na formação de docentes para o ensino técnico profissionalizante”, argumentou a Diretora do Certec.

Para Simone, a união dos seis Institutos possibilitou  a elaboração de dois planos de cursos numa perspectiva de oferta em rede. “O projeto já se encontra em uma fase bastante avançada que contempla a formatação de proposições para a elaboração dos materiais didáticos, plano financeiro-orçamentário, elaboração de editais de seleção de alunos, equipe de trabalho e desenho educacional dos cursos. Acredito que será um grande projeto executado em toda a Rede e que levará o nome do Instituto Federal do Maranhão como protagonista da ação”, disse.

Já o Diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão destaca que a unidade iniciou a oferta de cursos técnicos de nível médio na modalidade a distância por meio do MedioTec, e agora prepara-se para, juntamente com outros campi, ofertar educação superior. “ O encontro foi extremamente produtivo e as demandas foram bem encaminhadas para implementar cursos em Rede e com excelência”, pontuou o Diretor. “Dentre os encaminhamentos, destacamos que todas as instituições seguirão o mesmo calendário com regras definidas pelo grupo para a priorização de vagas aos servidores e organização do esforço para completar as vagas entre a comunidade interna e externa. Além disso, serão apresentadas as experiências exitosas com o acompanhamento do ingresso e atuação para a permanência e êxito dos estudantes”, finalizou.