Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus recepciona novos estudantes de cursos a distância
Início do conteúdo da página Notícias

Campus recepciona novos estudantes de cursos a distância

Setenta e nove estudantes se juntam aos veteranos nos cursos técnicos em Eventos e Informática em três polos.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 26/04/2018 12h30
  • última modificação 03/05/2018 11h21

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, no último sábado (21), a recepção dos novos estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Informática, ofertados na forma concomitante ao Ensino Médio, na modalidade a distância. Além da equipe local do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e dos responsáveis pelos novos estudantes, estiveram presentes o coordenador-adjunto local do Pronatec, Luís Morais da Silva, o coordenador do curso de Informática, José Flávio Barros, a coordenadora do curso de Eventos, Vanessa Bastos, e o coordenador do Polo Caxias, Akman Corrêa Viana.

Em seu discurso, Luís Morais apresentou o funcionamento do campus, dos setores relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, bem como a oferta de cursos. Em suas boas-vindas, o coordenador destacou que os novos estudantes ingressam em cursos ofertados pelo Pronatec. “Com o MedioTec, essa ação no âmbito do Pronatec, a Instituição cumpre com o objetivo do programa de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, bem como dar oportunidades educacionais e de formação profissional aos jovens”, enfatizou. O coordenador lembrou ainda que é a primeira experiência da unidade de ensino na oferta cursos a distância. “E essa experiência está sendo bem desenvolvida com o apoio do Certec e do Núcleo Sistêmico do Programa”, destacou.

Em seguida, os coordenadores de cursos apresentaram os cursos, detalhando os objetivos, aptidões esperadas dos egressos, atuação profissional e demais aspectos. “Os alunos estão com os melhores professores e com uma equipe bastante competente”, comentou José Flávio, justificando a oferta do curso com o objetivo de, além de formar mão-de-obra, suprir as necessidades da sociedade no âmbito local e regional. “ E, ao mesmo tempo, oferecer à população opções de melhora em sua capacitação profissional”, afirmou o coordenador.

Em Caxias, a recepção foi aos estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Informática dos Polos Aldeias Altas e Caxias. Todos são estudantes matriculados nas primeira ou segunda séries do Ensino Médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. Francisco Matheus de Araújo Rios é aluno da Escola Estadual Inácio Passarinho. Agora, o aluno, além da rede estadual, também está matriculado na rede federal. “Essa é uma área [informática] que gosto muito e fazer um curso numa instituição com o respaldo que tem o IFMA será um grande diferencial em meu futuro”, afirma Matheus Rios. Para a mãe do aluno, Ana Cleide Araujo, “é uma alegria ter meu filho estudando numa instituição de qualidade como é o IFMA Campus Caxias, e ainda mais sendo num curso que ele sempre almejou”, declarou a mãe. “É notório que o Instituto tem um ensino de qualidade. Eu espero que meu filho tenha uma carreira de sucesso”, ressaltou Dona Cleide.

Shamyra Mayara Pequeno é uma das novas alunas. Para ela, “o sábado foi muito proveitoso, pois a apresentação dos novos cursos foi feita de forma brilhante pela equipe. Me senti empolgada e entusiasmada”, confessou a aluna, acrescentando que o curso “irá enriquecer meus conhecimentos e aprendizados numa área que gosto [informação e comunicação]”. “Percebi também uma equipe bem prestativa e disposta a colaborar com os alunos”, frisou.  Já o aluno Pedro Henrykus de Oliveira falou da expectativa de fazer um curso técnico a distância. “Com certeza será um desafio, mas espero conciliar as atividades da escola estadual com o técnico”, declarou.

No mesmo dia, Terciane Soares (coordenadora do Polo), Nickael dos Santos (professor mediador presencial) e Vagner Araújo (professor mediador a distância) receberam dez novos alunos, em Senador Alexandre Costa, para o curso técnico em Informática.  “Esses novos alunos estão tendo uma oportunidade única em suas vidas, de estudar numa instituição federal sem precisar se deslocar para outra cidade”, destacou Terciane Soares. A coordenadora frisou ainda que o curso “vai atender às demandas por profissionais no município e na região”, apontando que a região possui uma grande diversidade de empresas e organizações que geram uma demanda constante por profissionais técnicos capacitados na área de Informática.

 

Sobre os cursos

Para mais informações sobre os cursos técnicos, campo de atuação, dentre outras informações, acesse os sites de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos ou do IFMA.

Técnicos em Eventos – Coordenado por Vanessa da Costa Bastos, o curso tem duração de 800h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Tem por objetivo formar técnicos de nível médio capazes de auxiliar na realização de eventos nos diversos tipos e modalidades. O profissional poderá atuar, ao final do curso, em empresas de eventos, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

Técnicos em Informática- A carga horária do curso é de 1.200h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Coordenado pelo professor José Flávio Gomes Barros, o curso tem por objetivo formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico da sociedade, em estreita relação com atitudes profissionais éticas, críticas e ativas, com vistas a garantir a expansão das capacidades humanas em intrínseca relação com a aprendizagem técnico-científica no campo da Informática, principalmente, na área de Internet, de forma que esses profissionais estejam aptos a usarem, desenvolverem e implementarem sistemas computacionais, voltados ao ambiente da Internet, com vistas a maximizar a eficiência do trabalho nas organizações.

O Técnico em Informática atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Fim do conteúdo da página