Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > IFMA participa de audiência de criação da bacia do Itapecuru
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA participa de audiência de criação da bacia do Itapecuru

Participação na audiência pública de criação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru aconteceu no último dia 26, no Centro de Treinamento João Paulo II.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/04/2018 16h08
  • última modificação 03/05/2018 11h20

Na quinta-feira (26), João da Paixão Soares, diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, participou da segunda audiência pública de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itapecuru, em Caxias (MA). O evento, que aconteceu no Centro de Treinamento João Paulo II, foi organizado pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, com o apoio da prefeitura.

Além do diretor-geral, estiveram presentes Rafael Leitoa, deputado estadual e presidente da Comissão de Meio ambiente da Assembleia Legislativa; Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Lidiane Estrela, superintendente de Recursos Hídricos do Maranhão; Vicente Gildasi, promotor de Justiça do Meio Ambiente e Neto do Sindicato, vereador, vice-presidente da câmara de vereadores e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Estiveram presentes ainda representantes de doze municípios que estão à margem do Rio Itapecuru para discutir ações para revitalização e ações eficazes para preservação do rio.

Na avaliação de João da Paixão, a audiência é importante por promover o debate sobre preservação dos recursos hídricos do rio Itapecuru. “Entender como funciona a gestão das águas nas bacias hidrográficas brasileiras e, em especial, da do Rio Itapecuru, é condição fundamental para a preservação não só da quantidade de água disponível, como também de sua qualidade em termos de água potável, assegurando, dessa forma, esta riqueza às gerações futuras”, pondera o diretor-geral. “O Comitê da Bacia Hidrográfica é um requisito do governo federal, da Agência Nacional das Águas, para a liberação de recursos direcionados à população ribeirinha e a revitalização do rio e seus afluentes”, explica Pedro Marinho.

O rio Itapecuru

O rio Itapecuru, que possui aproximadamente 1.500 km de extensão, nasce no sul do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo Maranhense.

O Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades. A bacia do rio Itapecuru se estende a leste do Maranhão, ocupando considerável área de sul a norte, em terrenos relativamente baixos e de suaves ondulações, totalizando aproximadamente 54.027 km². Constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste.

registrado em:
Fim do conteúdo da página