Página Inicial > Notícias > Estudantes aprendem sobre empreendedorismo e planejamento estratégico

Estudantes aprendem sobre empreendedorismo e planejamento estratégico

As atividades fazem parte da disciplina de Empreendedorismo.
  • publicado 03/05/2018 11h30
  • última modificação 03/05/2018 11h32

Na manhã do último sábado (28), estudantes do curso técnico em Eventos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram oficina sobre planejamento estratégico e de uma palestra sobre empreendedorismo individual. As atividades foram organizadas pela professora Keyla Cristina Nunes de Oliveira em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). “O Sebrae disponibilizou o consultor empresarial Emanuel Oliveira para ministrar a oficina que utilizou o método Canvas. Em seguida, os alunos participaram de uma palestra que discutiu a importância de se tornar empreendedor individual”, explicou a professora, acrescentando que a atividade teve por objetivo ainda apresentar aos estudantes ferramentas necessárias para que o futuro técnico possa iniciar seu negócio. “Buscamos mostrar que o Sebrae é um parceiro nessa jornada que ele poderá escolher para se tornar um grande empreendedor”, frisou a Keila Cristina.

À tarde, os estudantes participaram de uma oficina que ensinou como elaborar questionário de pesquisa de mercado no Google Formulário. “Após essa oficina, iniciamos a avaliação da disciplina que foi realizada através de um game dinâmico e divertido na plataforma kahoot, com perguntas sobre os assuntos dos três módulos”, explica Keila Cristina.

Na avaliação dos estudantes, as atividades foram bastante proveitosas e com informações úteis para a futura profissão. A aluna Larissa Kerly Costa destaca “o palestrante e as professoras explicaram muito bem sobre como abrir um empreendimento. Aqui aprendemos coisas que nem todo mundo sabe e que por isso na maioria das vezes o empreendimento acaba não se segurando por falta desses conhecimentos”, disse, frisando que ser empreendedor, independente do ramo, não é apenas fazer investimento e abrir um negócio, “mas é preciso planejamento, é preciso ser criativo para poder dar certo”, ponderou Larissa.

Sobre o curso

O curso técnico em Eventos está sendo ofertado na forma concomitante na modalidade a distância, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito do MedioTec.

Além do curso de Eventos, o Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologias, Educação a Distância e Programas Especiais (CERTEC), está ofertando o curso técnico em Informática nos Polos Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa.