Página Inicial > Notícias > Estudantes realizam pesquisa sobre marketing

Estudantes realizam pesquisa sobre marketing

Atividade faz parte da disciplina Marketing e Propaganda.
  • publicado 07/05/2018 11h02
  • última modificação 07/05/2018 12h13

Alunos visitam as empresas e aprendem sobre marketing na prática.

A ação aconteceu na última sexta-feira (04), quando estudantes do segundo ano do curso técnico em Administração, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, realizaram uma pesquisa em microempresas do centro comercial de Caxias/MA. A atividade, que faz parte da disciplina Marketing e Propaganda, foi desenvolvida sob orientação do professor Paulo Henrique Franco Rocha. Segundo ele, a pesquisa buscou despertar a visão crítica dos estudantes sobre a realidade do mercado da cidade quanto aos aspectos de marketing. “Teve por objetivo ainda estimular nos alunos o sentido crítico para análise de aspectos relacionados ao marketing, assim como conduzi-los ao diagnóstico do Marketing Mix no mercado microempreendedor de Caxias” disse o professor.

Divididos em equipes, os estudantes escolheram duas empresas para realizar a coleta de dados e fazer observações referentes aos aspectos de marketing estudados em sala. “Como produto, cada equipe deverá entregar um relatório com a exposição dos procedimentos metodológicos desenvolvidos, destacando as dificuldades encontradas e os aprendizados adquiridos” explica Paulo Henrique, acrescentando que trabalhos de campo motivam as discussões em sala, além estimular e integrar os estudantes.

Para o aluno João Victor da Silva, a atividade proporcionou uma nova experiência, além de uma nova visão sobre o marketing. “Pude entender como funciona na prática, observando, com mais clareza, as técnicas usadas pelas empresas e a opinião dos clientes sobre quais estratégias usadas por essas empresas mais lhe chamam atenção. Ou seja, quais estratégias os convencem a adquirir produtos”, destacou.

Já a aluna Francisca Alencar destaca que a pesquisa permitiu observar o atendimento ao cliente, assim como saber sua opinião sobre a importância de ser bem atendido, para que possa adquirir um produto. “Como a visita foi em mais de uma empresa, fizemos uma comparação relacionando as empresas e observando quais estratégias de marketing usadas por cada uma mais atrai o cliente”, explica.

“Falando diretamente com esses compradores, questionando a respeito das propagandas e do atendimento oferecido em cada empresa, observamos que algumas oferecem uma boa estratégia de marketing. Porém, quando o cliente se direciona a empresa, não é atendido como esperava”, disse Francisca Alencar, acrescentando que a atividade proporcionou uma experiência incrível. “Tenho certeza que essas informações vão ser muito importante na minha futura profissão”. A ação finalizou em sala de aula com um debate sobre a importância do marketing. “Estou feliz com a postura e com comprometimento dos alunos no desenvolvimento dessa atividade” frisou o Paulo Henrique.