Página Inicial > Notícias > Reunião discute demandas com alunos de formação pedagógica

Reunião discute demandas com alunos de formação pedagógica

Reunião aconteceu no dia 27 de abril no Campus Açailãndia
  • publicado 10/05/2018 17h57
  • última modificação 10/05/2018 17h57

No dia 27 de abril, no Campus Açailândia, estudantes do curso de licenciatura em Formação Pedagógica para Docentes estiveram reunidos com a coordenação de curso e a direção geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. Compareceram à reunião o diretor-geral, João da Paixão Soares, a coordenadora do curso Eliane de Sousa Almeida e Raquel de Carvalho Evangelista, pedagoga.

Na oportunidade, foi apresentado o resultado da pesquisa aplicada junto aos estudantes do referido curso, além de esclarecimentos sobre as deliberações tomadas em relação aos andamento das atividades. “Foi importante a presença dos alunos para a compreensão das proposições de redirecionamentos do referido curso, uma vez que esta formação continuada é relevante para o aperfeiçoamento da prática docente”, argumenta Eliane Almeida. “A reunião foi importante por percebemos o interesse dos alunos. Foram necessárias adaptações e alterações para atender a demanda e continuar com o curso, que é tão importante para bacharel e tecnólogo, assim como técnicos administrativo que pretendem exercer a docência”, avalia Raquel Carvalho.

Sobre o curso

Com início em agosto de 2017, o Curso de Formação Pedagógica para Docentes atende a legislação educacional vigente (Resolução CNE/CP nº 02/2015), no sentido de dotar professores graduados em Cursos de Bacharelados e Tecnologias, de conhecimentos, habilidades e atitudes para que sejam profissionais reflexivos e investigadores sobre a realidade social e a docência. Dessa forma, tem por objetivo formar professores visando o aperfeiçoamento dos portadores de diplomas de ensino superior para exercerem a função de professor da educação básica, o que implica na necessidade do educador efetivar práticas pedagógicas que conduzam os educandos por caminhos diversificados, capazes de convergir para um ensino de sentidos e significados e, especialmente, que passem a adquirir uma visão de mundo mais integradora, capaz de incluir os profissionais da educação profissional e tecnológica.

Os alunos da atual oferta são servidores dos Campi Açailândia, Buriticupu e Santa Inês.

Para mais informações, acesse a página do curso.