Página Inicial > Notícias > Estudantes de Zootecnia participam de evento em Teresina

Estudantes de Zootecnia participam de evento em Teresina

O evento reuniu profissionais da área, pesquisadores, extensionistas, autônomos, estudantes e professores do Maranhão e Piauí
  • publicado 06/06/2018 12h12
  • última modificação 06/06/2018 12h15

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, estudantes de Zootecnia do campus do IFMA em Caxias participaram do 2° Encontro de Zootecnistas do Maranhão e do Piauí (ZOOMAPI), realizado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina. O evento teve como tema “A zootecnia faz a diferença da pecuária”, e reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de nove centros universitários, dentre eles o IFMA, as universidades Federal (UFMA) e Estadual (UEMA) do Maranhão, e o Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM).

Nas palestras e mesas redondas que compunham a programação do Encontro, os acadêmicos do Campus Caxias tiveram acompanhamento de docentes da área de Zootecnia: Alisson Rodrigues Jordão, participante da abertura do evento com palestra sobre o papel do zootecnista na iniciativa privada; Aldivan Rodrigues Alves, que atuou como moderador de palestra e da mesa redonda de encerramento do evento, abordando o fortalecimento da Zootecnia e os ZOOMAPI; e Maria Verônica Meira de Andrade. A professora ressaltou que o Campus Caxias participou da organização do evento com o desenvolvimento do site pelos alunos do curso de Ciência da Computação. Além da unidade do IFMA na Região dos Cocais, o Campus Maracanã também participou do evento.

Zootecnistas do Campus Caxias e representantes de classe

Segundo Aldivan Alves, que atualmente coordena o curso superior de Zootecnia no Campus Caxias, o Encontro anual surgiu da necessidade de integração da área, mobilidade docente, estudos sobre projetos pedagógicos, gestão acadêmica, diretrizes curriculares e o ensino da Zootecnia. “O ZOOMAPI buscou ainda apresentar o zootecnista como consultor empresarial e estabelecer cooperação técnica entre as instituições envolvidas”, disse ele, que no ano passado assumiu a diretoria estadual no Maranhão da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O evento ganhou relevância para a área, e no próximo ano será realizado em São Luís, envolvendo todo o Nordeste.

“O ZOOMAPI desse ano foi espetacular! Com recorde de inscritos, lotamos o auditório da Uespi para discutirmos novos assuntos, expectativas e realidades da zootecnia para nossa região”, relatou a aluna Liliane Pereira, que também confessou estar ansiosa pela próxima edição do Encontro.

GALERIA DE IMAGENS

– 2° ZOOMAPI / Teresina (PI) –