Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Estudantes participam da 1ª fase da Olimpíada de Matemática

Estudantes participam da 1ª fase da Olimpíada de Matemática

• publicado 06/06/2018 13h27
  • última modificação 06/06/2018 13h31

A primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aconteceu ontem (05), no Campus Caxias. A prova teve a participação de 520 estudantes do ensino médio do Instituto e foi aplicada pela coordenação do curso de Matemática, que teve o apoio de seus alunos para realizar a fiscalização do processo. A Olimpíada tem como foco principal despertar o interesse e promover o estudo da matemática no país.

“Ela contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, bem como apresenta oportunidades para os nossos alunos por meio de programas com bolsa de estudo”, destacou o coordenador do curso de Matemática, Iramar Batista da Silva. Para a edição deste ano da OBMEP, o campus ofertou um cursinho preparatório para 80 estudantes. “De abril até agora, buscamos preparar os alunos por meio do estímulo do desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como da elaboração e discussão de estratégias para resolução das questões de provas anteriores”, explica o acadêmico de Matemática Fabrício Vitorino. Além de Vitorino, o cursinho foi desenvolvido pelos alunos Clarissa Cristina, Fábio Júnior, José Alencar, João Carlos Torres e Natasha Morais.

Jaqueline de Sousa Sobral é aluna do curso técnico em Agropecuária e participou do curso preparatório. “O curso foi importante para a prova, pois o conteúdo apresentado nas aulas ministradas pela equipe de acadêmicos caiu na prova. Além disso, pudemos tirar muitas dúvidas e aprender conteúdos que não tivemos no ensino fundamental”, avaliou a Jaqueline. No segundo semestre, o curso será ofertado à comunidade externa. De acordo com Fabrício Vitorino, inicialmente o curso será destinado a alunos das escolas estaduais Gonçalves Dias, Inácio Passarinho e Santos Dumont. “O melhor é que as aulas serão ministradas nas próprias escolas, duas vezes por semana e com duração de três horas’”, explica Fabrício.

A OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a proposta de estimular o estudo da Matemática, revelar talentos, incentivar o ingresso de alunos nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. A Olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A prova da primeira fase da olimpíada foi aplicada dia 5 de junho. Já a segunda fase tem previsão para o dia 15 de setembro. Os interessados em complementar o estudo com material didático podem consultar o portal da OBMEP.