Página Inicial > Notícias > Campus realiza semana interdisciplinar de matemática

Campus realiza semana interdisciplinar de matemática

Palestras, oficinas e minicursos fizeram parte da programação do evento, que debateu a aplicação e o ensino da Matemática
  • publicado 07/06/2018 12h41
  • última modificação 07/06/2018 12h41

Minicurso do professor Breno Caetano aborda a Matemática como fundamento para a Inteligência Artificial

Pesquisadores, estudantes e professores que atuam na educação básica na área de Matemática participaram, no período de 21 a 23 de maio, da I Semana Interdisciplinar da Matemática (I Seimat) do IFMA Campus Caxias. A programação teve palestras, oficinas e minicursos, que abordaram temas como a matemática nas eleições brasileiras, o uso de cubo mágico para o ensino de geometria, estratégias para aulas de matemática para jovens cegos e o uso de softwares livres no ensino da matemática.

O evento teve como objetivo contribuir com a formação inicial e continuada de graduandos e professores de matemática, promovendo um espaço de debates e trocas de experiências entre os participantes, buscando novas propostas e pesquisas relacionadas à área. A abertura da Semana teve a participação do diretor de desenvolvimento educacional do campus, Raimundo Filho; do coordenador do curso de Matemática, Iramar Batista; e do coordenador do evento, o professor Gilson Amorim.

A I Seimat foi uma proposta articulada pelos professores de Matemática do IFMA Campus Caxias, que atuam no ensino médio integrado e superior, com a parceria de docentes de outras instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para o coordenador do evento, a primeira edição da Semana Interdisciplinar da Matemática serviu para desmistificar a visão que se tem sobre a Matemática. “A Seimat foi um sucesso. Superou nossas expectativas, pois conseguimos mostrar a matemática em diversas áreas do conhecimento, como Ciência da Computação, Biologia e Química, possibilitando aos participantes a oportunidade de reconhecê-la, dessa forma, em um contexto diferenciado”, frisou Gilson Amorim.

Professor Jurandir Lopes ministra palestra durante a I Semana Interdisciplinar de Matemática

A estudante do curso de Matemática, Camila Rodrigues, foi monitora da Seimat e afirma que a programação diversificada e a participação dos professores do campus contribuíram para o êxito da Seimat. “Essa semana trouxe pra mim grandes experiências enquanto monitora. O evento foi bem organizado, trouxe novos conhecimentos e aprendizados para os acadêmicos em geral, criando assim boas expectativas para uma próxima semana de matemática”, avaliou Camila.

O encerramento do evento teve uma palestra do professor Jurandir Lopes, da UFPI Campus Teresina, que abordou a minimização de diferença de duas funções convexas.  O diretor-geral do campus, João da Paixão Soares, também participou do encerramento e falou sobre a importância de promover eventos como a Seimat. “Desde que começamos a ofertar o curso de Matemática, temos nos preocupados em apoiar e desenvolver iniciativas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nessa área. Então, a semana interdisciplinar de matemática contribui de forma significativa para a formação dos alunos e demais profissionais ligados à Matemática”, finalizou o diretor.