Página Inicial > Notícias > Ex-aluno do Campus Caxias é aprovado em dois mestrados

Ex-aluno do Campus Caxias é aprovado em dois mestrados

Nayron Almeida, ex-aluno do Campus Caxias, foi aprovado em programas de pós-graduação da UFPI e da UFMG.
  • publicado 27/06/2018 11h51
  • última modificação 27/06/2018 12h01

Nayron Almeida recebendo prêmio de 1º lugar no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), na categoria PIBITI.

Nayron Morais Almeida, ex-aluno do curso Ciência da Computação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias foi aprovado em primeiro lugar no mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante os quatro anos da graduação, Nayron participou de várias atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFMA, além de ter sido premiado em eventos científicos.

No Universo IFMA de 2017, ele foi o 1º colocado no desafio de amostras tecnológicas, no Planeta Tech; conquistou a 3ª colocação em corrida de Startups e teve o 2º lugar em Game JAM, com o jogo “Lord of Time“. No mesmo ano, Nayron  conseguiu a 1ª colocação no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), na categoria PIBITI banner. Para o professor do Campus Caxias, Luís Fernando Maia, Nayron é um excelente aluno. “Sempre muito comprometido em aprender. Acredito que tem o perfil certo para ser pesquisador”, afirmou.

Além da pesquisa, Nayron participou de ações de extensão. Em uma delas, desenvolveu um projeto que buscou estratégias para a inserção e permanência das mulheres na Ciência da Computação como alternativa para a diminuição da desigualdade de gênero. De 2015 a 2017, ele foi monitor das disciplinas Programação Estruturada, Fundamentos de Banco de Dados e Banco de Dados Avançados. “Neste mesmo período estive também na presidência do Centro Acadêmico do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CABACC), desenvolvendo atividades em prol dos estudantes do meu curso e dos demais cursos da Instituição também”, destacou o ex-aluno.

Em dezembro de 2017, sob orientação do professor José Flávio Barros, Nayron defendeu seu trabalho de conclusão de curso. O orientador ressalta que o ex-aluno sempre se mostrou interessado para a prática de pesquisa. “Dessa forma, sugeri que sua monografia fosse adaptada para o formato de artigo e submetida à Escola Regional de Informática do Piauí (ERIPI). Atendendo a todas as normas do evento, o trabalho foi aprovado e será apresentado em agosto”, explica José Flávio. Na pesquisa, o estudante criou um método para análise de linguagem natural na forma escrita, que busca indícios a tendências de suicídios. “A próxima etapa será criar um programa para ser mais funcional”, explica. No mesmo evento, Nayron aprovou um trabalho de revisão literária. “Nesse outro trabalho, realizamos a análise de ferramentas tecnológicas para o ensino de conteúdos da disciplina  engenharia de software, a partir de publicações em eventos nacionais”, disse.

O ex-aluno concluiu o curso recebendo o troféu de destaque acadêmico por obter o melhor coeficiente da turma em notas. “Durante minha graduação, passei por inúmeras dificuldades, mas com esforço, dedicação e, principalmente, com o apoio da minha família, professores e demais servidores da instituição, consegui superar tudo. Nesse período, foi enorme meu crescimento nas áreas profissional e pessoal. O ambiente propiciado pela instituição foi vital para este desfecho”, comentou Nayron.

“Todo corpo docente está muito feliz com as aprovações de Nayron, pois elas refletem o resultado de um bom trabalho da equipe do curso e, principalmente,o empenho e a capacidade dos alunos”, frisou o coordenador do curso bacharelado em Ciência da Computação, José Wilker Pereira Luz.