Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Estudantes recebem menção honrosa em Olimpíada de Matemática

Estudantes recebem menção honrosa em Olimpíada de Matemática

Certificados foram concedidos pelo bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2017.
  • publicado 04/07/2018 09h53
  • última modificação 04/07/2018 10h13

Estudantes premiados são dos cursos técnicos integrado em Administração, Agropecuária, Agroindústria e Informática.

Quatro estudantes dos cursos técnicos integrado em Administração, Agropecuária, Agroindústria e Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias receberam certificado de menção honrosa pelo desempenho na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem como foco principal despertar o interesse e promover o estudo da matemática no país.

A entrega aconteceu na manhã da última quinta-feira (14), na unidade de ensino, e contou com a participação do diretor-geral, João da Paixão Soares, do diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Nonato Assunção de Sousa Filho, do coordenador do curso licenciatura em Matemática, Iramar Batista da Silva, além do professor de Matemática Gilson Amorim César Filho.

Estudante Rafael do Nascimento e o professor Iramar Batista

Na avaliação de Iramar Batista a Olimpíada está conseguindo atingir os seus objetivos. “Essa premiação estimula todos os alunos do campus a estudar ainda mais matemática”, disse o coordenador. “Esse ano, esperamos melhores resultados, pois ofertamos um cursinho preparatório para a OBMEP. Para o segundo semestre, vamos ampliar a oferta do cursinho, ofertando vagas para escolas da rede estadual”, declarou Iramar.

Em seu discurso, o diretor-geral lembrou dos projetos na área de matemática que são desenvolvidos no Campus. “Recentemente, foi realizada a primeira Semana Interdisciplinar da Matemática com a presença de vários pesquisadores, estudantes e professores que atuam na educação básica na área de Matemática. No início do ano, promovemos, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o terceiro módulo do curso de formação continuada para professores e estudantes de matemática da Região dos Cocais maranhense. Cito esses dois exemplos mais recentes para dizer que sempre apoiamos iniciativas  que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação”, afirmou João da Paixão.

Os premiados

Fernando Bismarck e o professor João da Paixão

Fernando Bismarck da Silva Magalhães e Juan Soares Nascimento já concluíram o ensino médio nos cursos técnicos integrados em Administração e Informática, respectivamente. Compareceram ao campus somente para receber a premiação.  “Fiz a prova da primeira fase em poucos minutos sem levar muito a sério”, confessou o aluno Juan Nascimento. “Mas aproveitei o período entre a primeira e segunda fase para estudar e revisar alguns conteúdos. E valeu a pena o esforço”, disse o ex-aluno.

Bruna Dutra da Silva está cursando o terceiro ano do técnico em Agropecuária e Rafael do Nascimento Moura cursa o segundo ano do curso técnico em Informática. Eles também receberam o certificado.

Bruna Dutra e o professor Raimundo Filho

“Sempre tive uma boa relação com a matemática, afinal essa é a minha matéria preferida” disse Bruna Dutra. “Ainda me lembro de quando estava aprendendo a tabuada e já pressentia que teria um laço de carinho com uma matéria que deixa tantos alunos de cabelo em pé”, brincou a aluna. Não é primeira vez que Bruna recebe premiação na OBMEP. “Já ganhei uma medalha de bronze em 2013 e um mérito a honra ainda no fundamental” lembrou. “Quando soube que ganharia novamente o mérito, fiquei muito feliz. Só que dessa vez estaria representando o IFMA e o orgulho foi maior. Aqui tive uma boa base e melhorei muito em matemática”, destacou Bruna. E finalizou. “Geralmente os alunos que vêm de outras escolas sentem muita dificuldade por não terem uma boa base em matemática, mas os professores daqui são muito qualificados e fica fácil superar essa questão”, frisou a aluna dedicando o certificado ao professor Iramar e aos seus pais.

OBMEP 2018

A primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas teve a participação de 520 estudantes do ensino médio do Campus Caxias e aconteceu no dia 05 junho. Já a segunda fase tem previsão para o dia 15 de setembro.

Juan Soares e o professor Gilson Amorim

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a proposta de estimular o estudo da Matemática, revelar talentos, incentivar o ingresso de alunos nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A Olimpíada, que é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, patrocinado pelo BNDES.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Os interessados em complementar o estudo com material didático podem consultar o portal da OBMEP.