Página Inicial > Notícias > VIII edição do Arraial Federal anima Campus Caxias

VIII edição do Arraial Federal anima Campus Caxias

• publicado 04/07/2018 09h43
  • última modificação 04/07/2018 09h48

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, na noite do sábado (23), o VIII Arraial Junino, intitulado “Arraial Federal”. O evento é um dos mais aguardados da cidade e já faz parte do calendário anual da Instituição. O arraial Junino teve por objetivo despertar nas comunidades interna e externa um resgate educativo e cultural, tipicamente do povo nordestino, mantendo viva assim a essência da cultura do campo.

O Arraial contou com a participação de técnicos administrativos, professores, estudantes, terceirizados e convidados, reunindo, segundo a comissão organizadora, aproximadamente 1.100 pessoas. Claudiner da Silva Araújo compareceu ao evento com seus filhos e esposo.  “Sempre ouvia falar muito bem desse arraial. Hoje, pude comprovar o que dizem. Estão de parabéns”, disse.

A edição deste ano foi realizada na Vila Junina do Caxias Shopping Center. “A parceria com o shopping foi extremamente importante para a realização do evento. O espaço disponibilizado foi bem confortável, com a melhor estrutura de eventos da cidade”, destacou Raimundo Filho, diretor de desenvolvimento educacional.

Na programação houve apresentações folclóricas, danças e grupos musicais, destacando as origens sociais, históricas e culturais da região. Enquanto as apresentações transcorriam com sucesso, os estudantes do terceiros anos e concluintes dos cursos superiores dedicavam-se à venda de comidas típicas. “Nossa intenção é arrecadar fundos para nossa colação de grau. Para isso, nos empenhamos antes na venda de ingressos e, hoje, na venda de comidas. As vendas, tanto dos ingressos quanto as de comidas, superam as expectativas, pois vendemos tudo”, comemorou Kauena Rainara da Silva Conceição, aluna do curso técnico em Administração.

Os próprios alunos da unidade de ensino realizaram a abertura do evento com a apresentação de danças do carimbó e lili.  Logo em seguida, as quadrilhas do CEM Thales Ribeiro Gonçalves, Sai de Baixo e a Estilizada do IFMA abrilhantaram a noite. “A quadrilha foi organizada pelas turmas de Agropecuária, Eventos, Ciência da Computação, Administração e Agroindústria. A proposta foi levar ao público uma junção da quadrilha estilizada dentro de uma quadrilha caipira. Acredito que conseguimos, depois de muitos ensaios”, declarou Jhonatan Kaique Silva Chaves, aluno do curso técnico em Agropecuária.

Uma das atrações mais aguardas foram o bumba-boi “O Prometido”, de São João do Sóter, e a quadrilha Guarnicê, de Senador Alexandre Costa. A noite foi animada pela Banda Fluxo Casual, que é formada por alunos e ex-alunos do campus. “É sempre uma honra participar das confraternizações do IFMA Campus Caxias, pois é uma instituição fiel nas suas organizações, compromissos e eventos”, afirmou a vocalista Vitória Christina de Oliveira Silva, ex-aluna do curso técnico em Administração. “Foi uma experiência e tanto, e como sempre, fomos recebidos com todo carinho. Sempre nos sentimos em casa e bem acolhidos”, frisou a vocalista.  Além de Vitória Cristina, a banda é composta por Matheus Carvalho de Oliveira, ex-aluno do técnico em Agroindústria, Victor Emanuel Costa de Sousa, aluno do curso técnico em Agropecuária, e Fabio Silveira Leitão Filho, ex-aluno do curso técnico em Agropecuária.

As atrações atraíram público de toda região. O professor Diogo Sardinha veio de São Luís para prestigiar o evento. “O Arraial da Federal proporcionou uma integração de alunos e servidores do IFMA. A comissão organizadora está de parabéns, pois o evento a cada ano fica melhor”, frisou o professor. Já a dentista Érika Luiza Amorim Rodrigues, que reside em Teresina/PI, também ficou encantada com as apresentações.  “Foi tudo muito lindo. É a primeira vez que venho prestigiar e, pela organização, pretendo retornar. Aproveitei também para me deliciar com as comidas típicas nas barraquinhas dos alunos, que, aliás, estão deliciosas”, comentou a dentista.

O evento também reuniu dezenas de ex-alunos da Instituição. Natanael de Oliveira Amorim é ex-aluno do curso técnico em Administração. “Foi uma noite de muita diversão e muito bem organizado”, observou Natanael Amorim.

Presente ao evento, o diretor-geral, João da Paixão Soares, destacou a importância da instituição promover atividades culturais. “Primeiro, quero destacar que foi uma responsabilidade encerrar as comemorações do shopping. O Arraial Federal cumpriu com maestria seu objetivo. Conseguimos fazer uma programação bem diversificada, mostrando o que há valioso na cultura regional. A cada ano procuramos inovar, acredito que isso é que mantem o sucesso do nosso arraial”, finalizou.

Clique aqui e confira mais fotos.