Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Caxias promove IV Feira de Cursos
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Caxias promove IV Feira de Cursos

Cerca de 1.300 estudantes das zonas urbana e rural de Aldeias Altas e Caxias participaram do evento.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 28/09/2018 18h03
  • última modificação 28/09/2018 18h03

Entre os dias 10 e 27 de setembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu a IV Feira de Cursos. O evento foi organizado por membros da Comissão Local do Seletivo 2019, Departamento de Ensino, Diretoria de Desenvolvimento Educacional e estudantes da escola. Segundo os organizadores, aproximadamente 1.300 estudantes do nono ano das redes pública e privada de Aldeias Altas e Caxias participaram das atividades.

Luís Morais da Silva, membro da Comissão Local do Seletivo, explicou que as atividades ocorreram nos turnos da manhã e tarde, e foram divididas em dois momentos. “No primeiro momento, apresentamos o IFMA, os cursos que a instituição oferta e os benefícios e vantagens de estudar em uma instituição federal. E um detalhe; os próprios alunos do IFMA apresentam os cursos. Assim, fica um bate papo de aluno para aluno”, comentou o servidor. “No segundo momento, servidores e alunos monitores realizam um tour pelo instituto, para apresentar laboratórios, espaços voltados para atividades práticas, biblioteca, área de desporto e lazer, além dos principais setores ligados ao ensino, pesquisa e extensão”, explicou Luís.

Neemias Boanerges Macêdo Aguiar, aluno do curso técnico em Agroindústria, atuou como monitor da feira. “Foi uma experiência que eu nunca tive, e me senti bem à vontade, pois estava apresentando o curso que escolhi para o futuro”, disse o aluno. Em 2017, Neemias participou da feira, mas ainda como aluno da rede estadual. “Agora, que eu ingressei no IFMA, poder ajudar outros candidatos neste processo de escolha é muito gratificante. Lógico que mostrei o melhor curso a eles, que é o curso técnico em Agroindústria”, brincou Neemias. “Me sinto muito orgulhoso por saber que fiz meu melhor, assim como minha instituição faz. Acredito que esse trabalho em conjunto de servidores e alunos torna esse lugar um ambiente agradável e harmônico, que dá prazer em estudar”, frisou.

Para o diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Nonato Assunção Filho, a Feira de Cursos é uma oportunidade de diálogo com a sociedade, ao promover a troca de informações entre os candidatos e o IFMA Campus Caxias. “O que nós percebemos também é que os candidatos tiram todas as dúvidas, passam a ter uma visão global, empreendedora e detalhada sobre os diversos cursos técnicos. Isso faz com que a evasão e desistência diminuam durante o Ensino Médio, pois o aluno sabe exatamente o que quer cursar”, frisou o diretor.

Os participantes

Em sua participação, os candidatos são acompanhados por servidores da escola de origem. Dalveni Lima, que é professora das redes municipal e estadual, participou de todas as edições da feira. Nesta edição, Dalveni acompanhou alunos da Escola Estadual Alexandre Costa. Em sua avaliação, o evento é “uma atividade necessária para o entendimento da classe estudantil que pretende ingressar no IFMA e precisa conhecer a oferta de cursos, saber como terá acesso à biblioteca, às instalações do prédio, à formação da equipe docente e, principalmente, conhecer os objetivos de cada curso que a instituição oferece, além das oportunidades na oferta de trabalho que surgirão. Assim, o aluno visitante pode escolher com segurança o curso que pretende estudar”, ponderou a professora.

Priscila Kauane Santos Silva é aluna do nono ano da Unidade Integrada Dias Carneiro. Priscila aproveitou a feira e escolheu seu curso para 2019. “Escolhi o técnico em Agropecuária porque me identifico com a área. Gosto muito do contato com a natureza e com animais de uma forma geral. Além disso, adoro cultivar plantas. Eu quero estudar no IFMA pelo fato de ser uma instituição federal bem conceituada e por ofertar uma educação de qualidade”, disse.

Já Thalita Lima Lebre, que é aluna da Escola Estadual Professora Raimunda Barbosa Gonçalves de Jesus, escolheu o curso técnico em Agroindústria. “Escolhi Agroindústria porque acredito que as chances de entrar no mercado de trabalho são maiores”, comentou.

Processo seletivo 2019

É importante destacar que, assim como nas demais edições, a Feira aconteceu durante o período de inscrições para o seletivo aos cursos técnicos de nível médio do IFMA, com a proposta de tornar o ingresso na Instituição mais consciente.

As inscrições para o processo seletivo aos cursos técnicos de nível médio 2019 podem ser feitas até o dia 05 de outubro, através do site.

No total, o IFMA oferta 6640 vagas para ingresso em 2019. Para o Campus Caxias estão sendo ofertadas 160 vagas, em 4 cursos técnicos: Administração, Agropecuária, Agroindústria e Agronegócio.

Os cursos técnicos em Administração (matutino), Agropecuária (vespertino) e Agroindústria (vespertino) são integrados ao Ensino Médio. Nesse caso, são destinados candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2018, a 8° série ou 9º ano do Ensino Fundamental. A duração do curso é de no mínimo de três anos, e o aluno concluirá simultaneamente uma habilitação profissional técnica e o Ensino Médio.

Já o curso técnico em Agronegócio (noturno) é na forma subsequente ao Ensino Médio. Nesse caso, é destinado a candidatos que já concluíram ou estão concluindo, em 2018, o Ensino Médio.

Provas

Com aplicação agendada para o dia 2 de dezembro, a prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os programas para estudo constam no edital.

Informações

Para mais informações ou agendamento de visitas ao campus, são disponibilizados os seguintes canais: e-mail seletivo.caxias@ifma.edu.br, Facebook, Instagram e WhatsApp (99) 9 8803-1335, (99) 9 8411-5701 ou (99) 8814-8919.

Para saber detalhes sobre os cursos, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse a página de cursos.

A unidade do IFMA em Caxias está localizada na MA-340, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamengo, Zona Urbana.

registrado em:
Fim do conteúdo da página