Página Inicial > Notícias > Seminário discute saúde integral dos adolescentes

Seminário discute saúde integral dos adolescentes

Atividades envolveram comunidades acadêmica e externa de Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa.
  • publicado 02/10/2018 17h39
  • última modificação 03/10/2018 14h54

O mês de setembro é um período do ano simbólico no qual são realizadas atividades de valorização da vida e prevenção do suicídio em todo Brasil. Dessa forma, no último sábado (29), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu atividades práticas e dinâmicas que incentivaram o auto cuidado em saúde, considerando os aspectos físicos e emocionais. As atividades foram organizadas por uma equipe de servidores em colaboração com estudantes do Ensino Médio e da Educação Superior. Além disso, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) e o Centro Técnico Nossa Senhora das Graças atuaram como parceiros na execução das atividades.

“Ao longo da manhã, estudantes, servidores, colaboradores e comunidade externa de Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa compartilharam experiências de vida para além as atividades do cotidiano”, frisa Vanessa Alves, psicóloga e uma das organizadoras do evento. O hall de entrada do Campus foi transformado em um espaço de convivência. Almeida Júnior, acadêmico do 2º período de Psicologia da UniFacema, realizou uma apresentação cultural. “A temática escolhida foi a diversidade na escola. Buscamos trabalhar com a questão da superação, mostrando que todos são capazes”, explica Almeida. “O espaço também foi utilizado pelos participantes para expressão de sentimentos através de um mural no qual, eles foram instigados a responder por que a vida vale a pena”, explica Vanessa Alves. Ainda no espaço, os participantes aprenderam sobre sexualidade e saúde reprodutiva, por meio de uma exposição de material educativo.

Nos espaços formativos do auditório e salas de aula, os participantes foram contemplados com diversas atividades. No auditório, as palestrantes Helice Santos e Ana Lívia Aguiar abordaram sobre o diálogo como facilitador do convívio familiar na relação entre pais e filhos. Os professores Luís Fernando Maia e Lucília Rabelo, em rodas de conversa, discutiram sobre o intercâmbio e como a educação pode levar a conhecer o mundo.

O evento contou com atividades livres, como prática de yoga, torneio de dança, prática de pilates, capoterapia, atividade física funcional e cuidados faciais. “No espaço de cuidados faciais, procuramos orientar para procedimentos de saúde e estéticos, tanto na teoria, quanto na prática, pois todos os alunos ganharam uma limpeza de pele”, explicou Thaismária Alves de Sousa, preceptora da UniFacema e coordenadora do Centro Nossa Senhora das Graças. “Também tratamos sobre os riscos das práticas caseiras de tratamentos dermatológicos.” Para Thaismária, “o evento foi extremamente organizado, possibilitando a interação e participações do publico nas diversas atividades”, avaliou.

Durante toda a manhã, estudantes e comunidade externa também participaram de uma trilha ecológica e conheceram um pouco da diversidade biológica que existe nas proximidades do IFMA. Sob orientação da professora Claucyanne Vieira, monitores do curso de Ciências Biológicas levaram os participantes a ter um contato direto com a natureza. “Os alunos puderam aprender mais sobre mata ciliar, espécies vegetais que existem na área de entorno, o percurso de riachos que passam pela nossa instituição e sobre a importância da preservação do meio ambiente”, ponderou Claucyanne. “Para isso, nós organizamos grupos com saída a cada 30 minutos. O percurso teve início na oficina. Depois, entramos na mata, indo em direção ao lago. Em seguida, fomos ao descampado, passando pela frente da fazenda escola. Aqui, foi possível conhecer a área de brejo, onde passa o riacho Lamego. Por fim, os alunos passaram próximo a criação de abelhas nativas, antes de chegar ao bloco ciências agrárias”, explicou a professora..

As atividades foram encerradas com um show de talentos. Para o diretor-geral do campus Caxias, João da Paixão, as atividades mostraram a importância de conscientizar estudantes, colaboradores e servidores sobre os cuidados com a saúde física e mental. “É importante que nos preocupemos com a gente, mas também deve-se  olhar o outro que está ao nosso redor”. E finalizou: “esse conjunto de ações promove um bem-estar a todos. O Campus apoia essas iniciativas, pois nossa missão é contribuir para uma formação humanística dos nossos estudantes.”

Assunto(s): Campus Caxias , ifma , saúde , seminário