Página Inicial > Notícias > Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2019

Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2019

No Campus Caxias, a concorrência geral ficou 5.73 por vaga. Curso técnico de Agroindústria é o mais concorrido.
  • Ascom, com informações do Campus
  • publicado 13/11/2018 12h28
  • última modificação 13/11/2018 12h28

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou a concorrência do processo seletivo aos cursos técnicos 2019. O total de candidatos inscritos foi de 36.461 pessoas para um total de 6.600 vagas, o que gerou uma concorrência de 5.52 candidatos por vaga, se considerarmos todos os cursos e todos os campi participantes do processo seletivo.

Para o Campus Caxias, 916 candidatos concorrem a 160 vagas em 4 cursos: Administração, Agroindústria, Agropecuária e Agronegócio. A concorrência geral ficou 5.73 por vaga. No geral, o curso mais concorrido foi técnico em Agroindústria na forma Integrada, com 257 inscritos (6.43 por vaga).

Em seguida, aparece o curso de Administração na forma Integrada com uma concorrência de 6.35 por vaga. Para este curso, foram 254 inscritos. Em terceiro lugar está o curso técnico em Agronegócio na forma Subsequente. Neste, são 233 candidatos, concorrendo a 40 vagas. A concorrência ficou de 5.83 por vaga. Já o curso de Agropecuária apresentou 172 candidatos inscritos, o que representa concorrência de 4.30 por vaga.

A prova

A prova será aplicada no dia 02 de dezembro. Os portões serão fechados às 13h, horário local. É recomendável que o candidato compareça com, no mínimo, uma hora de antecedência.

Em Caxias, as provas serão aplicadas no IFMA-Campus Caxias, localizado na MA-340, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamego, Zona Urbana; e no Centro de Ensino Aluísio Azevedo, localizado na avenida Francisco Castro, S/N, bairro Ponte.

No dia da prova, é necessário levar o documento de identidade (RG) original ou documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica azul ou preta transparente. O local de prova dos candidatos que fizeram a inscrição para o Campus Caxias pode ser acessado aqui.

A seleção

A prova terá duração de quatro horas e terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os conteúdos para estudo estão disponíveis a partir da página 53 do edital de abertura do seletivo.

A nota de cada candidato será obtida a partir do somatório dos pontos nas questões de Língua Portuguesa e de Matemática. O preenchimento das vagas será feito em ordem decrescente de pontuação obedecendo ao quantitativo de vagas disponíveis para os cursos de Administração, Agroindústria, Agropecuária e Agronegócio.