Página Inicial > Notícias > Alunos participam de Olimpíada Maranhense de Matemática

Alunos participam de Olimpíada Maranhense de Matemática

Cinco estudantes do curso técnico em Informática participaram da atividade em Timon/MA.
  • Ascom, com informações do Campus
  • publicado 23/11/2018 10h19
  • última modificação 23/11/2018 10h19

No último dia 09 de novembro, cinco estudantes dos cursos técnicos em Informática do Instituo Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram da Olimpíada Maranhense de Matemática (OMM), em Timon/MA. A OMM é uma das olimpíadas regionais chanceladas e apoiadas pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Na atividade, os alunos foram acompanhados pelo professor Iramar Batista e por acadêmicos do curso de Matemática do campus.  “Esse tipo de atividade pode revelar grandes talentos na área”, destaca o professor, acrescentando que a olimpíada também desperta o interesse pelo estudo da matemática. “O Campus Caxias sempre procura oportunizar aos alunos a participação nesses eventos”, disse Iramar, citando a participação dos alunos na primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Os alunos Benjamin Santos Silva, Rafael do Nascimento Moura, Antonio Adryel Marques Nogueira, Heloisa Guimarães Coelho e Heisson Willen Esteves Lima representaram a unidade de ensino do IFMA. Em junho, Rafael do Nascimento recebeu certificado de menção honrosa pelo desempenho na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na avaliação do aluno, “a olimpíada maranhense apresentou questões de alto nível, nas quais pude colocar em prática muito do que aprendi em sala de aula”.

Além dos alunos do IFMA, de Caxias, participaram da OMM 3 alunos da escola Inácio Passarinho e 1 da escola Santos Dumont.

Premiação

A olimpíada é dividida em 3 níveis: Nível 1(sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental); Nível 2 (oitavo e nono anos do Ensino Fundamental); e Nível 3 (todas as séries do Ensino Médio). Cada nível terá sua premiação individual. Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais no seu nível. Esses prêmios são chamados de Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze. Uma medalha de cada tipo para cada nível. A critério da banca examinadora, indicada pela coordenação da OMM, serão distribuídas menções honrosas a um subconjunto dos alunos que não receberem medalhas. Adicionalmente, os três melhores alunos de cada nível serão automaticamente convidados a participar da Prova Fase Única da OBM 2018.