Página Inicial > Notícias > IFMA discute parceria com prefeitura de Caxias

IFMA discute parceria com prefeitura de Caxias

Estiveram em pauta, parcerias e convênios interinstitucionais para 2019.
  • publicado 03/12/2018 18h05
  • última modificação 03/12/2018 18h05

Nesta segunda-feira (03), gestores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias estiveram reunidos com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Na pauta, estiveram parcerias e convênios interinstitucionais para o ano de 2019 com o intuito de contribuir para o fortalecimento das potencialidades econômicas e sociais do município. A comitiva contou com a presença dos diretores João da Paixão (geral), Raimundo Filho (desenvolvimento educacional) e Guilherme Andrade (administração e planejamento).

“Dentre as parcerias analisadas, está à relacionada à oferta do curso técnico em Agropecuária, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)”, destaca o diretor-geral do campus, explicando que o curso irá atender jovens e adultos trabalhadores rurais. O Pronera também capacita educadores para atuarem nos assentamentos, e coordenadores locais – multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.  João destacou ainda que o IFMA e a prefeitura atuam para consolidar uma parceria que envolverá diversas secretarias municipais.

Na reunião, discutiu-se ainda melhorias na sinalização nas proximidades do Instituto, além da construção de ponto de ônibus. “Não é a primeira vez que a prefeitura atende a pedido da unidade de ensino”, lembra Guilherme Andrade. “Em 2017, a prefeitura implementou a iluminação no trecho do bairro Teso Duro até o IFMA”, exemplifica o diretor.

O prefeito também se dispôs a atuar, em parceria com o deputado estadual Zé Gentil e demais deputados maranhense, para concretizar a construção de uma rotatória em frente ao Campus, que está localizado na MA-340, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso.

Na avaliação do prefeito “a parceria é importante, pois o IFMA é uma autarquia federal reconhecida pela excelência e é referência na educação profissional, científica e tecnológica em Caxias e região. O resultado será extremamente favorável para toda população”, avalia o gestor do município. “Há oito anos, o IFMA atua no ensino, pesquisa e extensão em Caxias, sendo reconhecida como uma das instituições indutoras do desenvolvimento de Caxias e região”, complementa o diretor Raimundo Filho.