Página Inicial > Notícias > Alunos de cursos a distância recebem orientações sobre acesso ao AVA

Alunos de cursos a distância recebem orientações sobre acesso ao AVA

Acesso foi disponibilizado a partir de 10h desta segunda-feira,17 de dezembro.
  • publicado 19/12/2018 14h53
  • última modificação 19/12/2018 15h52

Desde o último sábado (15), estudantes dos cursos de licenciaturas em Formação Pedagógica e Pedagogia recebem, via e-mail, orientações sobre como realizar o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Produzido pelo Centro de Referência Tecnológica (Certec) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o tutorial ensina sobre o acesso ao Sistema SUAP (Sistema Acadêmico), troca da senha padrão, criação do e-mail acadêmico e acesso ao AVA.

Clique aqui para acessar o tutorial.

O acesso foi disponibilizado a partir das 10h desta segunda-feira, (17). Após acessar o AVA, o aluno pode assistir tutorias que ensinam como acessar arquivos, participar de fórum e como responder uma atividade. Ao acessar o ambiente virtual, o aluno vai encontrar guias e manuais para elucidar suas principais dúvidas nesse início de curso.

Para mais informações, o aluno pode se dirigir aos polos de apoio presencial, conforme horário de atendimento, ao Certec, localizado na Av. Getúlio Vargas, 2840 – Monte Castelo, São Luís (MA) ou ao Campus Caxias, localizado na MA-340, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamengo, Zona Urbana, Caxias (MA).

Sobre os cursos

Os cursos estão sendo ofertados pelo Campus Caxias em parceria com o Certec, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em rede com mais dez Institutos Federais.

No Maranhão, ao todo, foram ofertadas 400 vagas, divididas em sete Polos de Apoio Presencial: Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, São Luís, Timbiras e Viana.

O curso de Pedagogia é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio e tem duração de 04 anos. O objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que ainda não possuem graduação plena no magistério superior, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Já o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é destinado a candidatos que concluíram o curso superior em bacharel ou tecnólogo. Com duração de 02 anos, o objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que possuem graduação plena, porém não são Licenciados, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Consulte o resultado de Pedagogia aqui.

Consulte o resultado de Formação Pedagógica aqui.