Página Inicial > Notícias > Reunião discute início de cursos a distância

Reunião discute início de cursos a distância

Estiveram presentes representantes do Campus Caxias e do Certec.
  • publicado 21/12/2018 16h22
  • última modificação 21/12/2018 16h22

Equipe do Campus Caxias, Certec e UAB discutiram a oferta dos cursos em rede.

Representantes do Campus Caxias estiveram reunidos no dia 6 de dezembro, na Reitoria, com as equipes do Centro de Referência Tecnológica (Certec) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O objetivo da reunião foi tratar sobre o início da oferta dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, a serem ofertados pelos Institutos Federais de Educação em regime de cooperação

Pelo Certec e a UAB estiveram presentes Simone Costa Andrade dos Santos (diretora), Débora Ribeiro (coordenadora), Christiane Ferreira Lemos Lima (coordenadora adjunta), Caroline Nunes (coordenadora de tutoria) e Allan Cruz (gestor do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA). Da equipe do campus, participaram Luís Morais (interlocutor de Educação a Distância), Francisco Oliveira (coordenador de curso) e Cristiano Bonfim (técnico de tecnologia da informação).

“Muitos encaminhamentos importantes foram dados, como a elaboração do calendário acadêmico, apresentação das notas instrutivas relativas a cadastro e pagamentos de bolsistas, apresentação do Sistema de informação da Universidade Aberta do Brasil [SisUAB] e do Sistema de Gestão de Bolsas[SGB]”, explicou Debora Ribeiro, na primeira etapa da reunião. No segundo momento, foi realizado treinamento sobre o AVA e oferta das disciplinas do primeiro módulo.

“Foi um momento importante para discutirmos a oferta dos cursos em rede. A discussão já estava em fase bem avançada, mas com a reunião conseguimos avançar e consolidar algumas demandas para início dos cursos. O apoio da equipe do Certec está sendo fundamental nessa etapa inicial”, ponderou Luis Morais, lembrando que desde último sábado (15), estudantes dos cursos de licenciaturas em Formação Pedagógica e Pedagogia recebem, via e-mail, orientações sobre como realizar o acessar a primeira disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“A aproximação do Certec com a equipe executora do campus é importante para que possamos criar a cultura da educação a distância no IFMA com uma identidade própria, partindo de um modelo pedagógico que prioriza a personalização do ensino focada nas particularidades dos estudantes e ações articuladas entre suas unidades”, concluiu Simone Santos.