Página Inicial > Notícias > IFMA promove quinta edição do Natal Solidário em Caxias

IFMA promove quinta edição do Natal Solidário em Caxias

Crianças, pais e mães residentes no bairro Teso Duro foram beneficiadas com doações e atividades lúdicas.
  • publicado 24/12/2018 10h45
  • última modificação 24/12/2018 11h22

Comunidade do bairro Teso Duro foi beneficiada na edição 2018 do Natal Solidário

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, na última sexta-feira (14), a 5ª edição do Natal Solidário. A iniciativa, que beneficiou 100 crianças e 30 pais e mães residentes no bairro Teso Duro, envolveu estudantes, servidores e colaboradores da unidade de ensino. “Fizemos um mapeamento sobre o público-alvo. Optamos pelo bairro  por ter crianças em situação de vulnerabilidade. Realizamos, uma semana antes do evento, visita para distribuir os convites às famílias e divulgar a programação. Na ocasião, fomos muito bem recebidos e percebi o quanto todos ficaram felizes por serem convidados mais uma vez”, confessou Luís Fernando Maia, professor e um dos membros da comissão do Natal Solidário.

Programação incluiu apresentações culturais como teatro e contação de histórias.

A programação, voltada para as crianças, incluiu apresentações culturais, contação de histórias, teatro de fantoches, cine solidário e pintura em rosto. Enquanto as crianças se divertiam, pais e mães aproveitavam os serviços gratuitos oferecidos. Os participantes receberam ainda lanches e doações de cestas básicas, calçados, livros e brinquedos. Francilda dos Santos, dona de casa, foi uma das beneficiadas com a ação. “Vim com meus oito filhos. Estou achando tudo maravilhoso, estou gostando de tudo, principalmente do teatro”, comentou.

Um dos momentos mais aguardados foi a chegada do Papai Noel, que conversou com as crianças e entregou presentes. “Gostei muito de ver o Papai Noel. Quando ele chegar mais perto vou dar um beijo e um abraço nele”, disse Elen da Conceição, 08 anos de idade.

Luis Fernando lembra que a ação foi possível “graças as doações de servidores e empresários da cidade que abraçaram mais esta edição. Os alunos de várias turmas também foram incansáveis na organização e realização das atividades. Fiquei muito orgulhoso pelo empenho deles”. E continuou. “Espero que cada atividade realizada, cada livro recebido e cada memória deste dia desperte nelas [nas crianças] o desejo de um dia fazer parte do IFMA, pois acredito que a educação é a única solução sustentável para transformar o local em que vivem, e que a escola é o verdadeiro o caminho para que qualquer pessoa quebre o ciclo de pobreza familiar e alcance seus objetivos pessoais. Se o Natal Solidário servir para mudar a vida de pelo menos uma daquelas crianças, para mim já valeu mais que a pena”, destacou Luis Fernando.

Além da diversão, participantes receberam lanche e doações de brinquedos e cestas básicas.

“Parabenizo a comissão e todos os servidores pelo grandioso trabalho. Com certeza foi um momento marcante na vida das crianças que participaram. Esperamos que aquelas crianças olhem para o IFMA como uma referência de bem-estar e qualidade de vida”, comentou Raimundo Filho, Diretor de Desenvolvimento Educacional.

Para o Diretor-Geral, João da Paixão, “o Natal Solidário serve para demonstrar que quando professores, técnicos-administrativos, terceirizados e alunos trabalham juntos, somos capazes de realizar ações incríveis e de grande impacto na comunidade caxiense”, declarou.

Acesse aqui todas as fotos.