Página Inicial > Notícias > Estudantes do MedioTec participam de atividade integrativa em Caxias

Estudantes do MedioTec participam de atividade integrativa em Caxias

Atividade reuniu alunos dos cursos técnicos em Eventos e Informática dos Polos Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa.
  • publicado 27/12/2018 10h27
  • última modificação 27/12/2018 10h35

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, no último sábado (22), nos ambientes de desporto e lazer da unidade de ensino, atividades recreativas para estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Informática, dos Polos Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa. A iniciativa proporcionou momentos de confraternização e diversão com professores, coordenadores e equipe de apoio.

Os cursos estão sendo ofertados, desde de março, na forma concomitante ao Ensino Médio, na modalidade a distância, no âmbito da ação MedioTec, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Galeria de fotos:  para conferir mais fotos, clique aqui.

“Apesar desse processo de ensino-aprendizagem ser mediado por tecnologias, onde professores e estudantes estão separados espacial ou temporalmente, em alguns momentos, sempre promovemos esses encontros para que haja interatividade entre os mais de 160 alunos que atendemos atualmente”, comentou Luís Morais, coordenador adjunto local do Pronatec/MedioTec e interlocutor de Educação a Distância do campus. “Foi uma forma também de promover maior contato, pois existem alunos que não se conhecem, apesar de alguns encontros presenciais reunirmos alunos dos três polos”, comentou o coordenador.

Durante toda manhã, os alunos participaram de atividades recreativas na área de desporto e lazer da unidade de ensino, como tênis de mesa, vôlei, queimada, futsal e natação. As atividades foram encerradas com um bingo. “Foi muito bom ver coordenação e professores interagindo de forma mais dinâmica com a gente. Realmente, foi uma manhã de muita diversão. Agradeço a todos do Campus Caxias. Sinto orgulho estar em um curso com as melhores pessoas e os melhores profissionais”, comentou Janaína da Cruz Silva, aluna do Polo Aldeias Altas.  “Achei excelente a ideia, não poderia ser melhor. Valeu a pena ter viajado alguns quilômetros para estar aqui”, disse Daniel da Silva Moura, aluno do Polo Senador Alexandre Costa.

A coordenadora do curso de Eventos, Vanessa Bastos, lembrou que alguns estudantes do curso de Eventos já estão atuando. “Algumas atuando em eventos do próprio IFMA. Outras, já estão organizando eventos particulares. Isso é motivo de orgulho, pois queremos de fato garantir que o aluno, após concluir o curso, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda”, ponderou Vanessa.

“A atividade foi muito boa, pois aproximou ainda mais os nossos alunos dos três polos, fato que muito contribui para um melhor aproveitamento dos cursos”, comentou o coordenador do polo Caxias, Akman Viana.

“Serve para estimular a permanência do aluno no curso” avaliou a coordenadora do polo Aldeias Altas, Lúcia Ferreira, confessando que em 2019 a equipe local vai promover mais encontros e visitas técnicas que possam contribuir para o crescimento profissional dos alunos.

As atividades foram acompanhadas pelo diretor-geral do campus, João da Paixão. “É extremamente gratificante propiciar essas atividades. Tudo isso é possível porque procuramos atuar em colaboração. O Certec e o Núcleo Sistêmico do programa dão as condições para executarmos as ações no âmbito do IFMA”, afirmou. “As parcerias que mantemos com os gestores dos municípios de Senador Alexandre Costa e Aldeias Altas também são essenciais, sobretudo, em termos de infraestrutura e deslocamento para encontros presenciais”, complementou. “Os diretores das escolas da rede estadual também sempre estão nos apoiando. Então, todos atuam para que possamos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio na região dos Cocais”, concluiu João da Paixão.

Assunto(s): Caxias , Integração , mediotec , PRONATEC