Página Inicial > Notícias > IFMA seleciona apoio técnico para curso do Pronera

IFMA seleciona apoio técnico para curso do Pronera

Estão sendo ofertadas 3 vagas. Inscrições seguem até o dia 18 de janeiro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/01/2019 13h49
  • última modificação 08/01/2019 13h49

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou edital para selecionar profissionais externos para atuar na função de apoio técnico no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, em Regime de Alternância, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Protocolo da unidade de ensino até o dia 18 de janeiro, no horário de funcionamento do setor.

O edital oferta três vagas, sendo duas para profissionais graduados em Agronomia ou Zootecnia e uma para técnico em Agropecuária. Os profissionais selecionados devem ter disponibilidade de 40 horas semanais, inclusive aos sábados, nos turnos diurno e/ou noturno. É necessário ainda que o profissional esteja disponível para eventuais deslocamentos, em função da realização de reuniões, capacitações, visitas de acompanhamento in loco, realização de cumprimento de atividades referentes à disciplina ou outros eventos do programa.

A seleção envolverá duas etapas. A primeira será de caráter eliminatório e consistirá em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos e entrevista. O resultado final está previsto para o dia 04 de fevereiro.

Para mais informações, consulte o edital.

Saiba mais sobre o funcionamento do curso

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso será desenvolvido em Regime de Alternância, que prevê dois momentos formativos: o Tempo Escola e o Tempo Comunidade. O Tempo Escola é espaço onde serão trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizarão este espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Esse processo será desenvolvido em 70% da carga horária prevista para curso. Já o Tempo Comunidade corresponde a um período no qual os alunos irão desenvolver em suas comunidades as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, onde gradativamente modificará a realidade do entorno.

Organizado em alternância regular de períodos de estudos, o curso será desenvolvido em três anos letivos (seis módulos), com atividades em dois turnos.

Para mais informações sobre o curso, campo de atuação, dentre outras informações, acesse os sites de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do IFMA  ou o do programa.