Página Inicial > Notícias > Divulgado período de rematrícula e trancamento de curso

Divulgado período de rematrícula e trancamento de curso

• publicado 10/01/2019 17h42
  • última modificação 10/01/2019 17h42

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou o período para trancamento de curso e rematrícula para o ano letivo de 2019. O procedimento de rematrícula é obrigatório a todos os estudantes do ensino técnico de nível médio e da educação superior.

Para alunos dos cursos técnicos de nível, o período será de 28 a 31 de janeiro. Alunos quem ingressaram em 2018 podem fazer o procedimento via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Mas, quem ingressou antes de 2018 deve comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) portando identidade (RG), ou enviar procuração por terceiro à unidade do IFMA. Sendo o aluno menor de dezoito anos, a rematrícula deverá ser feita pelo representante legal, mediante apresentação de documento com foto.

Já alunos do ensino superior podem fazer a rematrícula por meio do Sistema de Informações Cadastrais (eAcad). No primeiro acesso, o estudante deverá informar como credenciais o número de matrícula de aluno, e como senha, o número do CPF, sem pontos ou hífen. Caso o sistema não encontre a matrícula ou CPF informados, o discente deverá comparecer presencialmente ao DRCA. Após a rematrícula, o estudante deve aguardar o início do ano letivo, que tem previsão de início para o dia 06 de fevereiro.

Os interessados em trancar curso devem fazer presencialmente no Protocolo do Campus.

Calendário Acadêmico 2019

O Campus Caxias também divulgou o Calendário Acadêmico para o ano de 2019. O Calendário Acadêmico da unidade de ensino está organizado de maneira que permite o cumprimento integral das cargas horárias dos programas e das atividades dos componentes curriculares. Além disso, nele estão preestabelecidas datas, épocas e prazos para realização de eventos e atividades escolares dos cursos, que, dentre outras, constam:

• matrícula, rematrícula, reabertura de matrícula e trancamento de matrícula;
  • transferências;
  • início e fim dos períodos letivos;
  • atividades científicas, culturais e esportivas;
  • reuniões do Conselho de Classe;
  • períodos de planejamento pedagógico;
  • períodos de férias, feriados e recessos escolares; e
  • entrega de diários de classe no sistema acadêmico com cópia para a coordenação de curso.

Acesse o calendário aqui.