Página Inicial > Notícias > Seletivo 2019: Prazo de matrícula termina nesta quinta (24)

Seletivo 2019: Prazo de matrícula termina nesta quinta (24)

A matrícula pode ser feita presencialmente no campus ou por meio de procuração.
  • publicado 23/01/2019 10h13
  • última modificação 23/01/2019 12h16

A matrícula para os candidatos aprovados no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias pode ser feita até quinta-feira (24). Nesta edição, 916 candidatos concorreram a 160 vagas ofertadas pelo campus em quatro cursos: Administração, Agroindústria, Agropecuária e Agronegócio.

Dona Maria José Araújo Matias compareceu ao Campus Caxias com antecedência para realizar a matrícula dos dois filhos. “Meus filhos sempre estudaram em escola pública. Agora, no Ensino Médio eles continuam, pois eu acredito na qualidade da escola pública, sobretudo, nesta instituição. Sei que a concorrência para ingressar no IFMA é grande, então fiquei muito feliz pelo resultado”, disse a mãe de Giovanne Araújo, aprovado para o curso técnico em Administração, e Vinícius Araújo, aprovado para o curso técnico em Agropecuária.

Giovanne Araújo lembra que participou do Seletivo em 2017, entretanto, não conseguiu ser aprovado dentro do número de vagas. “Mas eu não desisti. Estudei muito e esse ano estou aqui para aproveitar todas as vantagens e benefícios que o IFMA oferece. Tenho certeza que minha formação vai ser completa, desde a profissional até a humana”, afirmou. Vinicius Araújo explica que escolheu o IFMA pela formação que o Instituto oferece. “Ao concluir o Ensino Médio, vou estar preparado para atuar como técnico em Agropecuária ou seguir para o ensino superior”, disse o aluno que está ansioso pelo início das aulas. A previsão é que a aula inaugural aconteça no dia 06 de fevereiro, às 8h, no auditório central do campus.

Já o aluno Gelson Luz de Oliveira foi aprovado para o curso técnico em Agronegócio na forma subsequente ao Ensino Médio. “Foi a minha primeira conquista do ano. Acredito que fiz a escolha certa pelo curso de Agronegócio, pois é um curso que tem mercado atuar na região”, comemorou.

Documentos

Para efetuar a matrícula, o candidato deve comparecer presencialmente ou enviar procuração por terceiro com firma reconhecida para o campus do IFMA no qual foi selecionado. Se o aluno for menor de dezoito anos, a matrícula deverá ser feita por seu representante legal. Entre os documentos necessários para a matrícula, estão: certificado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia); ou declaração original de conclusão do ensino fundamental, com data a partir de janeiro de 2019; histórico escolar (original e cópia); certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia); documento de identidade (original e cópia); cadastro de pessoa física – CPF (original e cópia); prova de quitação com as obrigações do serviço militar (obrigatório para homens maiores de 18 anos); cópia do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (obrigatório para maiores de 18 anos); e duas fotografias 3×4 iguais, coloridas, de frente e recentes.

Confira todos os documentos necessários para cada forma de curso e cota acessando o edital de abertura do seletivo. Dúvidas ou informações podem ser respondidas pela Pró-reitoria de Ensino pelo e-mail: proen@ifma.edu.br ou pelo telefone (98) 3215 1777.

Vagas remanescentes

Caso sobrem vagas após o período de matrícula, o IFMA vai realizar nova chamada de candidatos. A primeira está prevista para o dia 28 de janeiro, com matrícula de 29 de janeiro a 06 de fevereiro. É importante destacar que o preenchimento das vagas foi feito em ordem decrescente de pontuação obedecendo ao quantitativo de vagas disponíveis para os cursos ofertados.

Acesse aqui a relação completa dos aprovados para o Campus Caxias.