Página Inicial > Notícias > Divulgado resultado de seletivo para o curso de Agropecuária

Divulgado resultado de seletivo para o curso de Agropecuária

Ao todo, foram ofertadas 80 vagas para alunos e 24 para professores.
  • publicado 29/01/2019 16h17
  • última modificação 04/02/2019 15h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou o resultado do processo seletivo para ingresso de alunos no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, em Regime de Alternância, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Confira o resultado aqui.

As provas foram aplicadas, no último domingo (20), nos projetos de assentamentos Conceição do Mocambo, Engenho D’Água, Buriti do Meio, São Manuel e Caxirimbu. No total, foram ofertadas 80 vagas para candidatos assentados da Reforma Agrária com cadastro junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

A candidata Larissa Silva dos Santos Oliveira, que reside no assentamento Engenho D’ Água, foi uma das 129 inscritas no processo seletivo. “É um projeto muito importante, pois vamos poder estudar parte do curso sem saí da comunidade e ainda vou ficar colaborando com o crescimento daqui”, disse a candidata se referindo ao desenvolvido em Regime de Alternância, que prever dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade. O Tempo Escola é espaço onde serão trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizarão este espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Já o Tempo Comunidade corresponde a um período no qual os alunos irão desenvolver em suas comunidades as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, onde gradativamente modificará a realidade do entorno.

“Eu vejo nesse curso uma oportunidade de melhorar o meio que vivo. Vai ser maravilhoso poder atuar na minha própria comunidade”, confessou Juliana Correia da Cunha, residente no povoado Conceição do Mocambo.

A seleção foi realizada através de uma redação que abordou a educação do campo e as possibilidades de mudanças na comunidade. “O tema da redação foi bem interessante. Vejo nessa prova uma oportunidade para nós, jovens das pequenas comunidades, tentarmos ingressar uma instituição federal”, comentou Maria Vitória Santos do Nascimento, residente no assentamento Buriti do Meio.

No povoado Caxirimbu, a aplicação de provas foi acompanhada pelos líderes da comunidade, José de Sousa Silva, Lindalva Maria Damasceno de Oliveira Góes e Francisco Rodrigues Castro (Seu Chiquito). “Nós estamos abraçando essa ideia, porque acreditamos que será uma oportunidade para transformar nossa realidade. Quando precisamos de profissionais capacitados, temos que contratar pessoas de fora. E formando nossos filhos e nossas filhas, eles poderão atuar aqui mesmo”, comentou Seu Chiquito.

“Desde de 2015, nós reivindicamos essa ação. E agora, ficamos felizes com o fato do IFMA está executando”, disse dona Lindalva lembrando que “nós já tivemos projetos frustrados porque não tínhamos técnicos, daí a importância”, ponderou.

Matrículas

O candidato aprovado deverá realizar matrícula entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) do Campus Caxias ou no Projeto de Assentamento no qual reside, conforme cronograma a seguir:

• Engenho D’Água/Buriti do Meio: 30 de janeiro, entre 8h e 10h;
  • Conceição Mocambo: 30 de janeiro, entre 9h e 11h;
  • São Manoel: 31 de janeiro, entre 8h30 e 9h30;
  • Caxirimbu: 31 de janeiro, entre 10h e 12h.

Os documentos necessários para matrícula podem ser consultados no edital. A aula inaugural será realizada no dia 6 de fevereiro, às 14h, no auditório central do campus.

Resultado do seletivo para professores

O Campus Caxias também selecionou professores que irão atuar neste primeiro semestre do curso. Foram ofertadas 24 vagas para profissionais graduados nas áreas de Artes, Letras com habilitação em Português, Matemática, História, Filosofia, Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharia Ambiental, Zootecnia, Pedagogia e Educação Física.

A seleção envolveu duas etapas. A primeira foi de caráter eliminatório e consistiu em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, foi a avaliação de títulos.

Confira o resultado aqui.