Página Inicial > Notícias > Campus Caxias promove primeiro encontro de ex-alunos

Campus Caxias promove primeiro encontro de ex-alunos

O evento, que foi realizado no dia 8 de fevereiro, reuniu ex-alunos de cursos técnicos de nível médio.
  • publicado 13/02/2019 14h51
  • última modificação 13/02/2019 14h51

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, na última sexta-feira (8), o 1º Encontro de Ex-Alunos (Egressos) de Cursos Técnicos de Nível Médio. O encontro teve como finalidade promover o reencontro dos ex-alunos de cursos técnicos de nível médio das formas integrada, concomitante e subsequente, trocar experiências e integração entre os egressos e a comunidade acadêmica do Campus Caxias.  Outro objetivo foi realizar levantamento de dados estatísticos relacionados a quem já se formou e está no mercado de trabalho, mapeando as oportunidades atuais de trabalho e as competências necessárias para seu eficaz e efetivo desempenho.

Clique aqui e confira as fotos.

Logo no início, os participantes foram recepcionados pelos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional). “O campus sentia a necessidade de propiciar esse momento, afinal já são oito anos promovendo educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável de Caxias e região”, disse o diretor-geral justificando a realização do encontro. “Acreditamos que acompanhar a trajetória profissional de nossos ex-alunos pode possibilitar a geração de informações importantes sobre os cursos e percursos formativos oferecidos, possibilitando ganhos de qualidade no planejamento da gestão educacional e tomada de decisões estratégicas”, pondera João da Paixão. Na ocasião, o diretor-geral lançou o Memorial do Campus Caxias. “A ideia é preservar a memória e valorizar as ações institucionais. Quem quiser colaborar, pode doar registros antigo da instituição, seja uma foto, objeto, roupa ou vídeos. Eu vou começar doando a primeira camisa usada em visita técnica do campus”, disse João da Paixão.

O momento contou ainda com a participação do palestrante Benigno dos Reis Filho, que abordou o tema “Conexão e experiências: de alunos a profissionais”. “O evento promoveu integração entre aluno, escola e comunidade, dando um feedback da atuação dos egressos, como cidadãos e profissionais. Esse tipo de evento serve para aumentar a rede de relacionamentos, podendo surgir novas ideias e novos projetos, além de promover a troca de experiências”, disse Benigno Filho. E continuou. “Agradeço ao IFMA Campus Caxias por participar de um momento histórico para essa instituição. Foi um prazer contribuir com a palestra para os alunos atuais e os egressos em um momento motivacional e interativo”, destacou.

Durante todo o dia, os egressos visitaram setores e conversaram com professores, técnico-administrativos e colaboradores da unidade de ensino. À tarde, o convidado foi José Ferreira da Silva Junior, pedagogo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em sua participação, Júnior Ferreira mediou uma mesa-redonda na qual os ex-alunos fizeram relatos de experiências. “Preservar a história, valorizando os atores, os fatos e os símbolos que dela fazem parte, contribui para a construção de um futuro de sucesso. O Campus Caxias está de parabéns por mais esta iniciativa”, avalia José Ferreira.

Lembranças e conquistas

Felipe Rodrigues Cunha, é ex-aluno do curso técnico em Agropecuária, lembra que “os três anos que passei no IFMA foram de muitas lutas e vitórias. Por dia, tinha que me deslocar 30 quilômetros para chegar à instituição, passar os três contra turnos e retornar para casa à noite. Depois disso, ainda tinha que fazer atividades, estudar para seminários e provas, por exemplo. Apesar de tudo, os anos passaram rápido. Hoje, sou técnico em agropecuária. Tenho amor por esse curso. Participei de vários eventos da instituição, visitas técnicas e vivi experiências incríveis. Só tenho agradecer a cada profissional do campus que contribuíram para minha formação tanto no ensino médio quanto no técnico”, disse.

Liliane Pereira Santana cursou o técnico em Meio Ambiente, na forma Integrada ao Ensino Médio no Campus Caxias. Ao concluí, continuou no campus cursando bacharelado em Zootecnia. Agora, ela segue para a Universidade Federal da Paraíba, onde vai se dedicar ao mestrado em Zootecnia. “O IFMA foi um divisor de águas na minha vida. Durante o curso técnico de Meio Ambiente tive a oportunidade de participar de eventos que engrandeceram minha carreira acadêmica e profissional. Participei de projetos de pesquisa e de extensão no qual obtive grandes aprendizados”, avaliou a ex-aluna. “Com base no que aprendi no Ensino Médio, obtive uma boa nota no Enem para fazer um curso aqui mesmo. Só posso dizer que tudo foi de grande importância para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje. Estou pronta para enfrentar qualquer desafio e com a certeza da minha competência, tanto como estudante e também como profissional”, frisou Liliane Santana.

Raimundo Filho destaca que o campus planeja o primeiro encontro de ex-alunos do ensino superior. “Nossa ideia é estreitar a comunicação com os egressos, compartilhando informações, conhecimento e oportunidade”, disse o diretor de desenvolvimento educacional. “Também pretendemos ofertar cursos de atualizações para os ex-alunos. Agora, na seleção para o curso de Inglês Básico, disponibilizamos vagas para ex-alunos”, destacou Filho.

O encontro encerrou com atividades esportivas na área de desporto e lazer da unidade de ensino. Os ex-alunos podem se cadastrar no site para acompanhar as oportunidades e manter-se conectado com o IFMA Campus Caxias.