Página Inicial > Notícias > Aluno do campus realizará intercâmbio em Portugal

Aluno do campus realizará intercâmbio em Portugal

Ítalo Nabuco passará dois meses no Instituto Politécnico do Porto, desenvolvendo projeto de pesquisa.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 12/03/2019 10h41
  • última modificação 12/03/2019 10h41

Ítalo Nabuco participará do segundo intercâmbio desde que ingressou no IFMA

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou, no último dia 08 de março, o resultado final dos candidatos aprovados na seleção para intercâmbio internacional de pesquisa cientifica e aplicada no Instituto Politécnico em Porto/Portugal. Dentre os 16 estudantes selecionados está Ítalo Nabuco de Melo Santana – aluno do curso de bacharelado em Ciência da Computação do Campus. A submissão de proposta foi realizada pelo professor Luís Fernando Maia e garantiu ao aluno um intercâmbio de 60 dias, com bolsa no valor de 20 mil reais.
O projeto escolhido, que leva o título de “TheRoute – Geração de Rotas de Turismo e Patrimônio”, visa realizar levantamento e promover rotas já existentes ou criar novas rotas de turismo e patrimônio, dotando-as de valências tecnológicas, tais como programas ou aplicativos para geração de tours e posicionamento automático.

Este será o segundo intercâmbio de Italo Nabuco desde que ingressou no IFMA. Em 2018, o aluno participou de uma temporada de quatro meses de estudos no Sault College, na cidade de Sault Ste. Marie, no Canadá. Nesse período, Ítalo participou do programa Emerging Leaders in the Americas Program (Programa Futuros Líderes nas Américas), promovido pelo governo canadense, com o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

“Espero que nesse intercâmbio eu possa obter mais conhecimentos que ajudarão na minha trajetória profissional e que, ao final do intercâmbio, eu tenha obtido ainda mais experiências sociais que contribuirão para o meu desenvolvimento pessoal”, disse Ítalo Nabuco, que destaca ainda o papel da Instituição em propiciar a participação no intercâmbio. “O apoio e disponibilidade dos professores foi fundamental para que eu obtivesse os requisitos necessários para participação neste programa. Sem falar que, o curso de idiomas, em especial de língua inglesa, foi primordial à conquista da minha vaga, pois sessenta por cento da nota foi definida através de uma entrevista em Inglês”, frisou. “Posso dizer que o IFMA Campus Caxias está me dando todos os meios necessários para que eu tenha um bom desempenho na minha trajetória”, concluiu.“Ítalo é um aluno muito dedicado, focado em tudo que se propõe a fazer. A aprovação é o resultado de sua dedicação”, avalia Luís Fernando.

Quem também participou do Edital PRPGI Nº 167, de 28 de dezembro de 2018, foi Alecx Mikael Carvalho da Silva, aluno do curso de Zootecnia. Sob orientação de Luiz Antônio Silva Figueiredo Filho, escolheu o projeto “GMO sensor – Desenvolvimento de sensores para detecção de organismos geneticamente Modificados (OGM)”, que objetiva o estabelecimento de uma rede de colaboração internacional com o intuito de desenvolver dispositivos analíticos que possam auxiliar na detecção de organismos geneticamente modificados, algo que pode ter um impacto notável no que tange a indústria de alimentos.

O projeto foi classificado na lista de excedentes, apesar disso, Alecx não esconde a expectativa em participar do intercâmbio. “Estou com uma expectativa muito grande para participar do intercâmbio, pois participar de um projeto de tamanha importância científica, com certeza não é uma oportunidade que aparece todos os dias”, declarou. “Agradeço ao IFMA Campus Caxias por desempenhar um papel de grande provedor de oportunidades, pois está sempre incentivando seus alunos a buscarem novos desafios que os façam não somente crescerem profissionalmente, mas também que os façam contribuírem ativamente para a construção de um futuro melhor”.

Vale destacar que, em 2017, Helano Miguel Brasil França Portela, aluno do Centro de Idiomas, foi selecionado na categoria intercâmbio linguístico pelo programa Cidadão do Mundo, do Governo do Estado do Maranhão, e passou um período de três meses no Canadá para desenvolver a prática do idioma inglês.

“Cada conquista de nossos alunos merece ser celebrada”, afirma o diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho. “Ao retornarem, esperamos que os alunos possam transformar em ações para Caxias e região as experiências aprendidas em Portugal”, pondera. “O contato que os alunos terão com uma nova cultura será importante para o aperfeiçoamento profissional”, conclui Raimundo Filho.