Página Inicial > Notícias > Campus recepciona novos estudantes de Ciência da Computação

Campus recepciona novos estudantes de Ciência da Computação

A atividade reuniu professores, técnicos administrativos, ex-alunos e calouros, e teve a proposta de compartilhar experiências e apresentar a instituição.
  • publicado 13/03/2019 16h23
  • última modificação 13/03/2019 16h23

No dia 25 de fevereiro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a aula inaugural para os novos estudantes da sexta turma do curso de bacharelado em Ciência da Computação. A atividade reuniu professores, técnicos administrativos, ex-alunos e calouros com a proposta de compartilhar experiências e apresentar a Instituição.

O aluno veterano Ítalo Nabuco de Melo Santana proferiu uma palestra que abordou as experiências adquiridas após temporada de quatro meses de estudos no Sault College, na cidade de Sault Ste. Marie, no Canadá. Nesse período, Ítalo participou do programa Emerging Leaders in the Americas Program (Programa Futuros Líderes nas Américas), promovido pelo governo canadense, com o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Nayron Morais Almeida, ex-aluno do curso de Ciência da Computação, falou sobre a carreira do egresso nas diversas áreas de ciência da computação. “O curso nos prepara para seguir por vários caminhos. Podemos atuar em empresas públicas e privadas da área de computação, ser empreendedor na área de computação ou seguir carreiras acadêmica em computação, atuando como pesquisador ou docente”, explica.  Em 2018, Nayron Morais foi aprovado em primeiro lugar no mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As alunas do curso de Ciência da Computação Kesia Silva de Sousa e Samore Ellen Pacheco Barbosa, que também é ex-aluna do cursou técnico em Informática, apresentaram o projeto Encontro Bits de Ada. Organizado pelo professor José Wilker Luz em parceria com estudantes dos cursos técnico em Informática e bacharelado em Ciência da Computação, o projeto realizou o primeiro encontro no dia 21 de novembro de 2018 no campus, com o objetivo de fomentar ações para aumentar a representatividade feminina nos cursos da área de tecnologia da informação (TI) de Caxias. O encontro faz parte do projeto “Estratégias para inserção e permanência das mulheres na computação”, criado em dezembro de 2016, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do IFMA. Em 2017, o projeto passou a ter apoio do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

“A proposta para essa aula inaugural é fazer com os alunos atuais e os ex-alunos possam apresentar o curso aos novos alunos”, explica o coordenador do curso, Luís Fernando Maia. “Há uma demanda muito grande em nossa região por profissionais na área de computação. A contribuição do IFMA na formação de profissionais na área de Tecnologia da informação e Comunicação é extremamente relevante para Caxias e região, uma vez que a demanda por profissionais deste setor tem aumentado gradativamente nos últimos anos”, disse o coordenador. “Mas, a intenção é só preparar para o mercado de trabalho. Os alunos permanecerão quatro anos na Instituição. Dessa forma, temos a preocupação de intensificar o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o cenário maranhense e nacional no desenvolvimento de novas tecnologias, bens e serviços”, pontua Luís Fernando.

Dentre os novos alunos, 7 são egressos do Campus Caxias, dos cursos técnicos em Informática (Integrado), Agronegócio (Subsequente) e Informática (Concomitante). Luís Henrique dos Reis Loura cursa o técnico em Informática, na forma Concomitante ao Ensino Médio, através do MedioTec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Eu era aluno da rede estadual e cursava o técnico em Informática aqui no Campus Caxias na modalidade a distância. Logo no primeiro módulo, decidi que queria seguir nessa área de tecnologia da informação. A jornada dupla continua. Mas, agora estou fazendo o que gosto”, comenta Luís Henrique. Rodrigo Salgado da Costa, que foi residente no campus, concluiu, em 2018, o técnico em Informática. “A minha formação em técnico em Informática será essencial para minha graduação”, afirma Rodrigo.

Sobre o curso

Com duração de 4 anos (8 semestres), o curso tem um total de 3.450 horas, sendo que 2.850 horas são destinadas as disciplinas obrigatórias e 300 horas as optativas. Além disso, 180 horas são para estágio supervisionado e 120 horas para atividades complementares.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação destina-se à formação de profissionais em áreas que exigem conhecimentos abrangentes na área de computação e em todas as suas subáreas. Desta forma, o curso dará a seus alunos uma formação básica nos fundamentos científicos da computação, seguindo as diretrizes curriculares para esta área do conhecimento.

Para mais informações, acesse a página de curso.