Página Inicial > Notícias > Campus promove aula inaugural do curso de Inglês Básico

Campus promove aula inaugural do curso de Inglês Básico

Conduzida pelo professor Joniery Rubim, a aula contou com a presença de estudantes, ex-alunos, comunidade externa, técnicos administrativos e gestores do campus.
  • publicado 14/03/2019 18h34
  • última modificação 14/03/2019 18h39

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, na quinta-feira (07), a aula inaugural do curso de idiomas em Inglês Básico. Conduzida pelo professor Joniery Rubim de Souza, que abordou a importância da aquisição da Língua Inglesa no mundo moderno, a aula contou com a presença de estudantes, ex-alunos da unidade de ensino, comunidade externa, técnicos administrativos e gestores do campus.

Logo no início, Joniery Rubim anunciou as novidades para 2019. “O Centro de Idiomas (CI) agora dá espaço ao Centro de Estudos, Pesquisa e extensão da Linguagem (CEPELI)”, disse o coordenador. “Quando retornamos ao campus, logo no início do ano, propusemos a implantação do CEPEL. A ideia foi muito bem recebida pela direção que não mediu esforços para que a proposta se concretizasse”, declarou Joniery Rubim. “Um mês depois, iniciamos os trabalhos com a primeira turma de Inglês Básico”, comemorou, anunciando ainda que, conforme planejamento da Instituição, há previsão de oferta de curso de Espanhol Básico e Francês Básico a partir do próximo semestre. “Ofertaremos também uma turma de Inglês Intermediário em 2020, e Inglês avançado em 2021. Os editais serão publicados no sítio do IFMA campus Caxias e divulgado em nossas redes sociais, por isso é importante está atento aos nossos eventos”, esclarece o coordenador.

Inaugurado oficialmente em 2016 pelo reitor do IFMA, Roberto Brandão, e o diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão, o CI teve como principal função a oferta de ações que possibilitassem às comunidades interna e externa o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias ao progresso da ciência e da tecnologia. “O Centro de Idiomas surgiu, portanto, para preencher uma importante lacuna, a qualificação profissional de servidores, alunos e membros da comunidade em geral”, frisa João da Paixão.

Ítalo Nabuco de Melo Santana, do curso de Ciência da Computação e ex-aluno do curso de Inglês, proferiu uma palestra que abordou as experiências adquiridas após temporada de quatro meses de estudos no Sault College, na cidade de Sault Ste. Marie, no Canadá. Nesse período, Ítalo participou do programa Emerging Leaders in the Americas Program (Programa Futuros Líderes nas Américas). Promovido pelo governo canadense, o programa tem o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses. Italo Nabuco também destacou a importância do curso oferecido pelo Centro de Idiomas, além de dar dicas para quem pretende realizar um intercâmbio. Recentemente, o aluno foi selecionado para um segundo intercâmbio. Dessa vez, Italo Nabuco segue para Portugal em um intercâmbio de 60 dias, com bolsa no valor de 20 mil reais. É que ele foi selecionado em intercâmbio de pesquisa cientifica e aplicada no Instituto Politécnico em Porto, através do  Edital PRPGI Nº 167/2018, com o projeto que leva o título de “The Route – Geração de Rotas de Turismo e Patrimônio”, sob orientação do professor Luís Fernando Maia.

O diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho, que também é ex-aluno do curso de Inglês, falou da importância da iniciativa. “Percebo que muitos estão expressando vontade de aprender um novo idioma e estão com uma boa expectativa. Eu, como ex-aluno do curso, garanto-lhes que todas as expectativas serão atendidas, pois vocês estarão com um excelente professor, que tem uma metodologia que quebra ‘barreira’ da pronúncia e da escrita por meio da troca de experiências entre os próprios alunos e professor. Vocês também terão à disposição bons matérias didáticos”, ponderou, acrescentando que o curso é importante no contexto atual e contribui para o desenvolvimento humano que a língua inglesa oferece.

Sobre o curso

O curso será totalmente gratuito e ofertado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas, com aulas às terças e quintas-feiras. A proposta do curso é desenvolver habilidades como ouvir, falar, ler e escrever em inglês, contribuindo para o gradativo desenvolvimento da fluência oral e escrita.