Página Inicial > Notícias > Campus gradua mais de 50 estudantes

Campus gradua mais de 50 estudantes

Formandos são dos cursos superiores de Ciências Biológicas, Computação,  Química, Matemática e  Zootecnia.
  • publicado 25/03/2019 21h02
  • última modificação 26/03/2019 14h57

Professor Roberto Brandão presidiu mesa da Solenidade de Colação de Grau em Caxias.

Emoção e saudade. Foi com essa mistura de sentimentos que mais de 50 estudantes participaram, na noite da quinta-feira (21), da colação de grau dos cursos superiores de bacharelado em Ciência da Computação e Zootecnia, e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática e Química do Campus Caxias do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Familiares, amigos e servidores prestigiaram a solenidade que ocorreu no ginásio de esportes do Campus.

Professor João da Paixão citou avanços da unidade em seu discurso.

O Diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão, observa que a unidade está desempenhando sua missão institucional e os resultados são cada vez mais expressivos. “Atendemos mais de 2 mil estudantes. O Campus tem uma visão atenta às demandas regionais, buscando ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão. Dos concluintes, nove foram aprovados em programas de mestrado. Outro aspecto que merece destaque é que todos os aprovados nos programas de pós-graduação stricto sensu atuaram em projetos de iniciação científica durante a graduação. Também temos nesta noite exemplos de estudantes que já estão atuando no mercado”, destaca o dirigente.

Mais de 50 estudantes foram graduados. Do total de concluintes, nove foram aprovados em programas de mestrado.

Um desses exemplos é o do jovem Allan Stênio da Silva Santos. Ele, que iniciou sua trajetória no IFMA como estudante do curso de Informática pelo Pronatec, em 2012, agora comemora a graduação em Zootecnia juntamente com aprovação em primeiro lugar no curso de Mestrado em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Durante o curso, participei todos os anos de projetos de iniciação científica. Já apresentei trabalhos no Seminário de Iniciação Científica (Semic), em Imperatriz. Lá, fiquei em segundo lugar com a melhor apresentação em banner. Participei também do Zootec, em Goiânia, e da 54° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Foz do Iguaçu. Essas atividades foram importantes para o meu crescimento”, disse o formando, dedicando parcela de suas conquistas ao corpo docente qualificado da instituição.

Gerson James foi o estudante com o maior rendimento acadêmico entre os formandos.

Estudante participativo nas atividades do Campus, Gerson James Martins foi aluno residente da unidade e também atuou como bolsista em programas institucionais. Na solenidade de colação, além de assumir a função de orador da turma de Ciência da Computação, ele dividiu a felicidade da finalização da graduação com a homenagem de estudante com o maior índice de rendimento acadêmico entre os formandos.

Em suas considerações, o Reitor Roberto Brandão convidou os concluintes para uma reflexão sobre as oportunidades e destacou o papel da família nesse processo de formação.  “Acredito que muitos estejam pensando como será a partir de agora, com o diploma em mãos.  A cobrança é natural, não se assustem. Que vocês possam conduzir essa trajetória com discernimento e que fiquem atentos às oportunidades. Vocês destacaram a gratidão como elo maior deste momento, gratidão aos professores, sobretudo aos familiares, que proveram todas as condições para que estivessem aqui, em sala de aula, buscando uma qualificação. Para esses familiares devemos o reconhecimento”, disse o Reitor.

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, e teve a presença das seguintes autoridades: Diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão; Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus, professor Raimundo Nonato Assunção; Coordenador do curso de bacharelado em Ciência da Computação, professor José Wilker Pereira; Coordenador do curso de  Zootecnia, professor Aldivan Rodrigues; Coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, professora Régia Maria Reis; Coordenador do curso de licenciatura em Matemática, professor Iramar Batista da Silva; Coordenador do curso de licenciatura em Química, professor Wallonilson Veras Rodrigues; Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Caxias, Aureamélia Brito Lima Soares; Prefeita de São João do Sóter, Joserlene Silva Bezerra De Araújo.

Acesse aqui todas as fotos.